Sob liderança de Rodrigo Zara, Câmara Municipal de Conquista/MG aprova reforma administrativa

October 5, 2023

Atuação Parlamentar

Reforma do Estado

Na busca contínua por melhorias na administração pública, o vereador Rodrigo Zara, membro ativo da Bancada da Liberdade em Conquista/MG, celebra a aprovação da reforma administrativa da Câmara Municipal, um marco importante para a cidade. As mudanças implementadas visam aprimorar a eficiência, transparência e equidade no funcionamento da Câmara, com resultados que beneficiarão diretamente a população.

O que foi conquistado?

  1. Redução de Cargos de Livre Nomeação: O vereador Rodrigo Zara demonstrou seu compromisso com a gestão responsável dos recursos públicos ao propor uma redução significativa no número de cargos de livre nomeação (cargos comissionados) de 10 para 6. Isso garante maior controle e eficácia na gestão desses cargos.
  2. Cargos Efetivos por Concurso Público: Uma das mudanças mais notáveis é a criação de uma nova estrutura de cargos efetivos, que serão preenchidos através de concursos públicos. Isso garante continuidade e estabilidade nas funções administrativas, independentemente das mudanças políticas que ocorrem a cada dois anos. Essa medida inclui áreas cruciais como o controle interno e o departamento de compras públicas, garantindo que sejam geridos por servidores de carreira, que atuarão com autonomia e estrita adesão às leis.
  3. Departamento Legislativo Eficiente: Foi criado um Departamento Legislativo, composto por dois servidores efetivos, com a responsabilidade de atender às demandas dos vereadores e analisar problemas, propondo soluções embasadas. Essa abordagem assegura um tratamento justo e equitativo a todos os vereadores, independentemente de alinhamento político, garantindo que as necessidades da população sejam atendidas de maneira efetiva.

Rodrigo Zara explica porque essas mudanças são necessárias

“Hoje, temos cargos comissionados nomeados pelo presidente para atender a todos os vereadores de forma “imparcial e impessoal”, porém isso não garante tratamento igual a todos os vereadores, pois quem nomeia estes cargos é o presidente. Ou seja, ele pode coagir o servidor comissionado a não atender de forma eficiente e efetiva determinado vereador ou grupo opositor.”, explica Zara.

O que esperar a seguir?

A criação da “Comissão Provisória para o Concurso Público” pela Mesa Diretora demonstra o compromisso com a transparência e moralidade na contratação da instituição que realizará o concurso público, previsto para o início do próximo ano. A estrutura de cargos efetivos já foi aprovada por unanimidade pelos vereadores e inclui posições como Controlador Geral, Contador, Analista Legislativo, Assistente Legislativo, Assistente Administrativo e Assistente de Comunicação.

Rodrigo Zara garante compromisso com a transparência

É importante ressaltar que todas as informações relacionadas ao concurso público, como regras, datas, inscrições, provas, vagas, salários e prazos, serão amplamente divulgadas em um edital. “A transparência será fundamental durante todo o processo.”, garante Zara.

Essas mudanças representam um passo importante em direção a uma gestão mais eficiente e transparente na Câmara Municipal de Conquista/MG, graças ao empenho e comprometimento do vereador Rodrigo Zara e seus colegas legisladores. Continuaremos acompanhando de perto esses desenvolvimentos e assegurando que o poder público continue a trabalhar em prol dos interesses da população.

Rodrigo Zara é membro da Bancada da Liberdade

Acompanhe o trabalho do vereador e presidente da Câmara Municipal de Conquista, Rodrigo Zara, em suas redes sociais.