Perguntas Frequentes

O que é liberdade para o Livres?

Para o Livres, liberdade é poder escolher. Acreditamos que todos devem ser livres para construir o seu próprio caminho como protagonistas de suas vidas. Para isso, precisamos diminuir a coerção (limitando o Estado e diminuindo a violência) e aumentar a cooperação, construindo uma sociedade livre com um mercado aberto, dinâmico e plural. Nosso foco é a defesa da liberdade por inteiro.

O que é ser liberal para o Livres?

Ser liberal para o Livres é, sobretudo, ter compromisso com a defesa da Liberdade por Inteiro para todos. Defender a própria liberdade é quase instintivo. O que torna alguém liberal é defender a liberdade alheia, de quem pensa diferente e exerce outro estilo de vida.

O Livres é de esquerda ou direita?

Nossa atuação não é pautada pela dicotomia entre “direita x esquerda”. Defendemos a Liberdade por Inteiro para além dessa visão política, que enxergamos como pouco representativa dos nossos compromissos e valores.

Qual o espaço do associado no Livres?

A atuação do Livres acontece de maneira participativa, acolhendo a colaboração e tomada de decisão dos associados, com abertura para o debate e a convivência entre diferentes correntes do pensamento liberal. O associado Livres tem acesso aos processos internos através de ferramentas como o App Livres, a Área do Associado e a Assembleia Geral do Livres, realizada anualmente. Além disso, há plataformas e conteúdos gratuitos para o aprendizado do liberalismo e da atuação política exclusivos para o associado Livres. Para saber mais, acesse a nossa página de associação ou entre em contato pelos nossos canais de comunicação.

Qual o papel do Estado na visão do Livres?

Para nós do Livres, o Estado deve prover primariamente os serviços de segurança e justiça. Além disso, deve promover a emancipação de seus cidadãos, facilitando o acesso dos mais pobres a serviços de educação, saúde e previdência. Afinal, esses são serviços essenciais para que as pessoas possam construir os seus próprios caminhos.

O Livres é ou vai se tornar um partido?

Não, nem é uma possibilidade a transformação da associação em partido político. Nosso objetivo de construir um Brasil mais livre através da defesa da liberdade por inteiro já é estruturado hoje como uma associação suprapartidária sem fins lucrativos. Levamos formação política, base técnica e informação à sociedade de maneira mais eficiente e independente no formato atual.

Qual a relação do Livres com partidos políticos?

O Livres não é subordinado a partidos, sendo uma associação independente. Mantemos o diálogo com várias legendas através dos mandatários da Bancada da Liberdade, associados ao Livres. Atualmente, temos associados com mandatos em mais de dez partidos. Nessa frente, damos suporte técnico aos tomadores de decisões e levamos as nossas ideias e valores para a realidade.

O Livres apoia candidatos nas eleições?

O Livres apoia os Líderes Livres certificados que escolherem disputar as eleições. O processo de certificação de Líderes envolve o alinhamento com os nossos princípios, sendo o principal deles a luta pela liberdade por inteiro. O alinhamento ético também é avaliado, além da organização de ativismo político e civil para avançar nossas ideias na realidade.

Como o Livres atua?

O Livres defende a liberdade por inteiro baseado em 3 eixos: - Informar a sociedade para popularizar as ideias liberais - Formar lideranças para desenvolver ativismo e projetos sociais - Reformar a política dando suporte intelectual aos tomadores de decisão

Por que o Livres é importante para o país?

Defendemos a liberdade por inteiro, ou seja, o liberalismo na economia e nos costumes. Nosso foco está em levar as ideias à prática, para construir um Brasil mais livre principalmente para quem mais precisa.

O que é a Liberdade por Inteiro?

Para o Livres, não existe Liberdade pela metade. Não defendemos apenas um Liberalismo econômico sem liberdade nos costumes. O inverso, uma liberdade nos costumes sem a liberdade econômica, também não faz parte dos nossos ideais. Entendemos que não há como dividir a liberdade, então as divisões que mencionamos não fazem tanto sentido para a nossa realidade. Principalmente se consideramos a história do Liberalismo, que representou importantes conquistas sociais, como os Direitos Humanos e a Abolição da Escravidão, além da defensa e consolidação de ideais como a laicidade do Estado e a democracia liberal moderna. Por isso, defendemos a Liberdade por Inteiro, com foco em construir um Brasil mais livre, em que as escolhas de cada indivíduo importam mais que as origens econômicas e sociais dessa pessoa.

Saiba como participar na defesa da Liberdade por Inteiro

Participe

Fale com a gente