Alistamento militar: Livre do serviço militar obrigatório

June 6, 2022

Forma

Livres ajuda jovens brasileiros a conseguir dispensa do serviço militar obrigatório

 

Todos os anos, independente de seus desejos e vocações, milhares de jovens brasileiros são obrigados a realizar o alistamento militar. Para o Livres, esta obrigatoriedade é uma inaceitável violação às liberdades do indivíduo. Nós acreditamos que cada ser humano deve ter pleno direito de escolha sobre o seu próprio destino e atividade profissional.

 

872 jovens brasileiros já conseguiram a dispensa do serviço militar obrigatório com a ajuda do Livres.

 

Como o Livres ajuda esses jovens

O Livres fornece uma declaração ao jovem que comprova o imperativo de consciência, atestando que o jovem não só faz parte da instituição como discorda, devido a crença religiosa, convicção política ou filosófica, de exercer trabalhos militares por ser pacifista. Além disso, nossa equipe jurídica fica à disposição do Associado Livres para tirar dúvidas e acompanhar o processo de solicitação da dispensa.

 

 

Imperativo de Consciência

O art 5º da Constituição brasileira prevê que nenhum cidadão deve ser obrigado a prestar o serviço militar se a sua convicção filosófica ou política é contrária à prática. Esse é o imperativo de consciência.

Associado Livres

Sendo Associado Livres o jovem oficializa que sua convicção política é contrária ao serviço militar obrigatório, já que esse é um dos nossos princípios, base para declarar o imperativo de consciência.

Assistência Jurídica

Como Associado Livres o indivíduo recebe por e-mail os documentos necessários, além de assessoria completa da nossa equipe jurídica para comprovar que a posição política é contrária ao serviço militar obrigatório.

 

 

Como comprovar o imperativo de consciência e ser dispensado?

Para declarar o imperativo de consciência o jovem precisa levar uma comprovação de que participa de uma organização política contrária ao serviço militar obrigatório. Neste caso, a organização é o Livres. Desse modo, é preciso levar ao órgão de alistamento mais próximo: o Requerimento de Prestação do Serviço Alternativo, fornecido pelo Livres; documentos de identificação pessoal; foto 3X4

 

Quer ser dispensado do serviço militar? Clique aqui!