Sob presidência de Rodrigo Zara, Câmara de Conquista decide não recompor salários de vereadores

March 17, 2023

Atuação Parlamentar

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Conquista, presidida pelo membro da #BancadaDaLiberdade Rodrigo Zara, decidiu pela não apresentação de projeto de lei para recomposição salarial dos salários dos vereadores para 2023.

Somente em 2021 que esta recomposição não ocorreu devido e uma lei federal que proibia aumento de gastos em todo o Brasil por causa da crise do COVID-19. Neste ano, o presidente, o vice-presidente e o secretário da Câmara se reuniram para tratarem sobre o assunto e decidiram não apresentar o projeto.

Para além de uma questão de moralidade, há vários questionamentos sobre a legalidade desta recomposição durante o mandato, por exemplo, em uma ação judicial de repercussão geral que será julgada em breve pelo plenário do Supremo Tribunal Federal.

Mas, sobretudo, em uma posição de moralidade, a Mesa Diretora 2023/2024 da Câmara de Conquista decidiu não apresentar o projeto de recomposição inflacionária que aumentaria os salários dos vereadores.

“Quem me acompanha imaginaria que essa seria minha linha de trabalho. Quem me acompanha não fica surpreso que uma decisão como essa aconteça”, destacou Zara.