Hayek e o caminho da servidão

July 10, 2020

Economia

Liberalismo

Entre os pensadores que causaram um grande impacto no movimento liberal brasileiro contemporâneo, poucos são tão influentes quanto Friedrich Hayek. Nascido na Austria, ele levou a palavra da Escola Austríaca de economia para o mundo. Hayek também escreveu O caminho da servidão, a obra que o Clube do Livro analisará em julho.

A obra rapidamente ganhou popularidade. Keynes, aliás, chegou a elogiar o livro e concordar, “moralmente e filosoficamente”, com todas as ideias d’O caminho da servidão. Graças a popularidade do texto, Hayek alcançou renome mundial como um grande defensor da liberdade.

Continue a leitura e saiba mais sobre o pensamento de Hayek e como ele ainda nos impacta até hoje!

Quem foi Friedrich Hayek?

Friedrich Hayek é um economista que nasceu em Viena, na Austria, em 1899. Formado em economia, ganhou o prêmio Nobel da área em 1974 pelas pesquisas feitas sobre teoria monetária e flutuações econômicas. Hayek é, junto com Ludwig Von Mises, um dos mais famosos expoentes da Escola Austríaca de economia.

Além de economista, Hayek produziu trabalhos de filosofia política e teoria social. Parte desses textos não seriam possíveis sem a sua participação em grupos de estudo durante os seus anos como estudante. Para além dos seminários promovidos por Ludwig Von Mises, o economista pesquisou, em seu tempo livre, sociologia, filosofia e teoria literária.

Como muitos veteranos da Primeira Guerra e um liberal muito influenciado por Tocqueville, Hayek dedicou parte da sua vida ao combate ao totalitarismo e aos regimes a-liberais. Além de Viena, o economista também trabalhou na London School of Economics, na Universidade de Chicago e na Universidade de Freiburg.

Qual o caminho da servidão?

O caminho da servidão, livro publicado originalmente em 1944, foi escrito entre 1940 e 1943. O título é inspirado nas ideias sobre regimes despóticos de Alexis de Tocqueville. Hoje, é considerada uma das principais obras do liberalismo contemporâneo pela sua argumentação poderosa e o timing preciso.

O livro teve como motivação a força que as ideias socialistas estavam ganhando na Inglaterra e as vivências de Hayek nas décadas anteriores. O argumento básico do livro está pautado pela ideia de que o aumento do controle econômico nas mãos do governo leva ao totalitarismo. O aumento da regulação da economia, nas suas palavras, não era algo que poderia ser separado do controle de outras partes do nosso dia a dia.

Um grupo pequeno de burocratas não teria a habilidade de processar todos os dados sobre o mercado no tempo necessário para tomar decisões adequadas para planejar, de modo centralizado, todo o funcionamento da economia. Isso criaria um ciclo em que a força do governo aumentaria gradualmente. Como consequência, além de inflação e pobreza, a sociedade teria uma perda contínua da sua liberdade.

Outras contribuições de Hayek

O trabalho de Hayek na área de economia é estudado até os tempos atuais. A maior parte das suas pesquisas envolviam temas como os ciclos econômicos, a teoria do capital e a teoria monetária. Inspirado em Adam Smith, o austríaco mostrou que economias livres eram muito eficientes em coordenar os esforços de produção dos agentes econômicos de modo espontâneo.

Isso, aliás, seria o principal problema de teorias econômicas como o socialismo. O modo como a economia se move torna impossível para o burocrata estatal conseguir manter a estrutura de preços funcional. Os dados necessários para fazer esse trabalho estavam em constante mudança, o que levaria o Estado a sempre trabalhar com registros desatualizados.

A magia do livre mercado está na sua habilidade de disseminar dados e garantir que os agentes econômicos sempre façam boas decisões. As trocas voluntárias permitem às pessoas comprarem o que desejam pelo melhor preço possível. Tudo isso sem a interferência de atores externos.

Assim como Milton Friedman, parte do que Hayek escreveu estava em um constante debate com Keynes. O austríaco acreditava que as políticas keynesianas para o combate ao desemprego levariam à inflação. Afinal, para manter o número de empregados alto, o banco central teria que manter a circulação de moeda em uma quantidade crescente ao longo do tempo.

Um democrata radical

Muitas pessoas costumam adotar posturas radicias ao longo da sua vida. Hayek tomou o caminho contrário: ao longo dos anos, reforçou a sua defesa pela liberdade e a ideia de que o liberalismo é o caminho para a prosperidade.

De certa maneira, Hayek adotou posturas mais liberistas do que liberais, o que não eclipsou a sua contribuição para a tradição liberal. Apenas serviu para demonstrar a sua crença de que é a ação humana autônoma e descentralizada a melhor maneira de vencer os desafios da vida em sociedade.

Para debater em detalhes O caminho da servidão e as ideias de Hayek, o Clube do Livro se reunirá domingo, dia 19, às 20:00. Clique aqui para receber o link de acesso ao nosso webinário e participe do nosso grupo no Whatsapp!


Para conhecer mais sobre Hayek: