Pequeno Guia Sobre Friedrich Hayek

May 8, 2018

Quem foi Hayek?

Friedrich Hayek (1899-1992) foi um dos economistas e filósofos mais influentes do século XX, principalmente para o liberalismo. O austríaco nascido numa família de cientistas lutou na Primeira Guerra Mundial e apontou sua vontade de evitar que algo semelhante acontecesse de novo foi uma das forças que o impeliram ao estudo e à busca de soluções que compõem sua extensa obra.

Por que Hayek é importante?

Hayek apresentou a teoria econômica de um jeito diferente. Ele ofereceu um sistema de explicação dos fenômenos sociais integrado-os à economia, de uma maneira ampla, mas precisa. Hayek acreditava que um economista descolado da realidade e das outras formas de pensamento é um economista incompleto.

A teoria de Hayek sobre o liberalismo também inova ao incluir falhas e limitações do conhecimento no seu raciocínio. Considerando essas falhas, ofereceu explicações e soluções para a intrincada “ordem espontânea” dos processos do conhecimento, dos mercado, das instituições e dos desequilíbrios cíclicos da sociedade. Por suas contribuições, recebeu o Nobel de Economia em 1974.

Por onde começar a ler Hayek?

Hayek escreveu muito. Você pode começar lendo “O Caminho da Servidão”, sua obra mais conhecida. Por outro lado, ensaios como O uso do conhecimento na sociedade, que você pode ler aqui, são fundamentais para entender seu raciocínio.

Também disponíveis em português, online, para download gratuito, no portal do Instituto Mises Brasil:

Desemprego e Política Monetária, Desestatização do Dinheiro, A Pretensão do Conhecimento