Projeto idealizado por Chicão Bulhões, Sandbox.Rio, apresenta produtos inovadores para o futuro da cidade

July 18, 2023

Inovação

Tecnologia

Na última terça-feira (4/7), a Prefeitura do Rio de Janeiro realizou uma importante apresentação no Palácio da Cidade, revelando os produtos inovadores aprovados na primeira fase do Sandbox.Rio. Esse ambiente regulatório experimental é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS), que busca testar produtos, serviços e novos processos para trazer soluções tecnológicas e benefícios para a população carioca e para a cidade.

Inspirado nas melhores práticas regulatórias internacionais, com referências de sucesso na Inglaterra, Coreia do Sul e experiências no Brasil, especialmente no setor financeiro, o Sandbox.Rio é uma ferramenta que proporciona suporte à inovação e ao desenvolvimento econômico local. A partir dos dados coletados durante os testes, será possível aperfeiçoar o marco regulatório, tornando-o mais adaptado e receptivo às novas tecnologias e estimulando a criação de políticas públicas alinhadas à inovação, consolidando o Rio de Janeiro como uma cidade inteligente e modelo no Brasil.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Chicão Bulhões, associado do Livres, destacou a importância do Sandbox.Rio: “É um projeto inovador que vai impactar a cidade agora, mas deixa também um legado a médio e longo prazo. O Sandbox.Rio é o primeiro projeto do tipo no país, e temos muito orgulho de sairmos na frente mais uma vez”.

Na primeira fase do programa, quatro projetos foram selecionados após criteriosa avaliação técnica, considerando aspectos como grau de inovação, maturidade do empreendimento, impacto na cidade e à coletividade, entre outros. Os produtos selecionados começarão agora os testes em áreas públicas.

O Sandbox.Rio está alinhado com a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável e com a visão da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de que sandboxes são uma boa prática para o desenvolvimento urbano.

Para os empreendedores, o programa representa uma oportunidade ímpar de reduzir custos, tempo de maturação e barreiras de entrada para soluções inovadoras no mercado, garantindo segurança jurídica e testagem em âmbito municipal com clientes reais. As empresas receberão uma autorização temporária da Prefeitura para operar suas atividades em locais determinados, mediante flexibilização das regras e normativas aplicáveis, com monitoramento dos órgãos competentes.

Para o cidadão, o Sandbox.Rio garante uma melhor convivência com a tecnologia introduzida e previamente validada na cidade, em ambiente controlado.

O programa não impõe restrições temáticas para novos modelos de negócios, permitindo que a Prefeitura do Rio identifique e estimule o potencial de inovação a ser implementada e desenvolvida na cidade.

A transparência ativa e a inovação aberta são prioridades da Prefeitura, que disponibiliza informações sobre o processo de seleção, o andamento do Sandbox.Rio e publicação de artigos da equipe técnica responsável pelo programa, através do site https://sandboxrio.com.br.

Projetos aprovados na primeira fase do programa:

  • AMBEV – Projeto Rio de Janeiro (uso de drones para o transporte de bebidas)
  • Vibra/Ezvolt Brasil – Projeto Eletroposto Carioca
  • MyView – Robôs D4 in Rio (door-to-door delivery)
  • Embraer / EVE – Projeto EVTOL in Rio

O Sandbox.Rio foi desenvolvido pela secretária de Desenvolvimento Econômico, comandada pelo Líder Livres Chicão Bulhões. O Livres parabeniza o secretário por sua atuação em prol do desenvolvimento de uma cidade mais inovadora e tecnologicamente avançada, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida dos cariocas.

Acompanhe o trabalho de Chicão Bulhões em suas redes sociais.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro