“Rio vai se tornar capital da economia verde”, afirma secretário Chicão Bulhões

May 18, 2023

Inovação

Sustentabilidade

Tecnologia

Em uma sessão realizada na última quinta-feira (11), a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, em segunda discussão, o Projeto de Lei nº 1153/2022, que institui o Programa ISS Neutro. Essa importante iniciativa tem como objetivo atrair negócios relacionados ao mercado de créditos de carbono para a cidade. O texto foi aprovado com quatro emendas e agora segue para a análise do prefeito Eduardo Paes.

Destacando-se nesse processo, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, ressaltou que o Rio de Janeiro está se tornando a capital da economia verde. Bulhões afirmou que a aprovação desse projeto é apenas uma das ações planejadas para alcançar o objetivo de neutralizar a emissão de carbono até 2050.

Durante uma reunião realizada antes da Sessão Plenária, Chicão Bulhões, que é associado Livres, esclareceu dúvidas de alguns vereadores sobre a proposta. Ele explicou que além do Programa ISS Neutro, o município também lançará um hub chamado Centro de Energia e Finanças do Amanhã. Esse hub reunirá diversos atores do mercado, órgãos reguladores, plataformas e universidades, consolidando assim uma série de ações regulatórias necessárias para impulsionar a economia verde na cidade.

O secretário ressaltou que o Rio de Janeiro possui um compromisso com a neutralização da emissão de carbono até 2050 e que o Programa ISS Neutro é uma das medidas concretas para alcançar esse objetivo. Ele destacou que o programa criará incentivos para atrair empresas que atuam no mercado de créditos de carbono, como auditorias, instituições financeiras e certificadoras, para se estabelecerem na cidade. Essa iniciativa resultará em empregos de qualidade, aumento da renda e maior arrecadação de impostos para o município.

Bulhões reforçou que o Rio de Janeiro está à frente na promoção da indústria do carbono neutro, que está em processo de regulamentação em âmbito federal. Ele enfatizou a importância de antecipar a cidade a essa realidade, permitindo que empresas desse setor se instalem no Rio de Janeiro, impulsionando assim a economia e tornando a cidade referência no desenvolvimento sustentável.

Com a aprovação do Projeto de Lei nº 1153/2022, o Rio de Janeiro dá um importante passo para se consolidar como a capital da economia verde, contando com a liderança e visão estratégica do secretário Chicão Bulhões, que tem trabalhado incansavelmente para transformar a cidade em um exemplo de desenvolvimento sustentável e combate às mudanças climáticas.

Acompanhe o trabalho de Chicão Bulhões em suas redes sociais.