Livro “A Arte da Política Econômica” é lançado, trazendo entrevistas com membros do Conselho Acadêmico do Livres

June 29, 2023

Economia

Com a colaboração de membros do Conselho Acadêmico do Livres, o livro “A Arte da Política Econômica” foi lançado na última segunda-feira (26), em uma noite de autógrafos na Livraria Travessa, localizada no Shopping Leblon, no Rio de Janeiro. A obra reúne relatos de 30 gestores públicos que compartilham suas experiências na estabilização da moeda com o Plano Real, superação de crises, implementação de reformas microeconômicas e desafios que ainda precisam ser enfrentados.

Participação do Conselho Acadêmico do Livres

Editado pelo pesquisador José Augusto C. Fernandes, com base no podcast de mesmo nome do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças, o livro apresenta entrevistas com renomados integrantes do Livres como Elena Landau, Sandra Rios, Persio Arida, Sérgio Werlang e Ricardo Paes de Barros. Também conta com a participação de outros economistas de destaque, como Gustavo Franco, Mailson da Nóbrega, Arminio Fraga, Maria Silvia Bastos Marques, Marcos Lisboa, Ilan Goldfajn e Ana Paula Vescovi.

Sobre o Livro

Publicado pelo selo História Real da Intrínseca, o livro abrange análises desde o período de redemocratização, destacando a importância da união entre a técnica e a política para alcançar os resultados desejados. O economista Edmar Bacha, um dos idealizadores e diretor da Casa das Garças, ressalta no prefácio a necessidade de entender os meandros do poder, avaliar os limites do possível, assumir liderança e negociar de forma persuasiva.

José Augusto C. Fernandes, na introdução do livro, destaca que os entrevistados exploram a relação entre economia e política, o papel das restrições institucionais, as relações de poder e a importância da expertise. Em um momento em que o governo negocia com o Congresso duas propostas de gestão do estado, o novo arcabouço fiscal e a reforma tributária, as experiências compartilhadas pelos gestores demonstram a importância da persistência para avançar nas reformas. Fernandes destaca que as reformas enfrentam resistências, os custos aparecem antes dos benefícios e a evolução institucional nem sempre ocorre de forma linear.

O posfácio do livro é assinado pelo ex-ministro da Fazenda Pedro Malan, que alerta para o desafio de o Brasil “envelhecer antes de superar a armadilha da renda média” diante das mudanças demográficas. Com vasta experiência na gestão pública, Pedro Malan negociou a dívida externa entre 1991 e 1993, foi presidente do Banco Central e ministro da Fazenda durante os dois mandatos do presidente Fernando Henrique Cardoso.

O lançamento do livro “A Arte da Política Econômica” representa uma contribuição importante para o aprimoramento do debate público e a busca por soluções informadas e menos ideológicas. A obra oferece insights valiosos sobre a relação entre economia e política, destacando a importância da maturidade política-institucional e do aprofundamento do debate público para impulsionar o desenvolvimento do Brasil.

Adquira o livro “A Arte da Política Econômica” clicando aqui.

Fonte: Folha de Pernambuco