Ricardo Paes de Barros e Laura Muller Machado lançam livro com plano para superar a pobreza no Brasil

December 12, 2022

Academia Livres

Os conselheiros acadêmicos do Livres Ricardo Paes de Barros, um dos criadores do Bolsa Família, e Laura Muller Machado, ex-secretária do Desenvolvimento Social de São Paulo, lançaram neste sábado (10) o livro “Diretrizes para o desenho de uma política para a superação da pobreza”. O trabalho contém um plano para suprir necessidades de famílias mais pobres e abrir portas para sair da pobreza.

“Hoje, estamos dando o benefício sem articular com um plano de desenvolvimento da família. Alívio financeiro é o primeiro passo, mas tem que caminhar junto com apoio familiar, para que se possa garantir a sua própria autonomia”, comentou Laura Muller Machado.

Trabalho traça caminho para superação da pobreza

O livro faz um roteiro para superar a pobreza e suprir todas as carências das famílias vulneráveis. Muller Machado afirmou que para que seja dado um alívio a pessoas em vulnerabilidade social, a transferência de renda tem que estar bem alinhada, por ordem de prioridade. As pessoas com fome extrema deveriam receber prioridade pois é preciso direcionar o benefício para quem mais precisa.

A economista ainda ressaltou que o país tem tecnologia e instrumentos para traçar onde estão os bolsões de vulnerabilidade, a fim de realizar o mapeamento da pobreza e construir indicadores sociais.

Clique e leia o livro