Cidades do Futuro: Associados Livres, Guilherme da Cunha e Luísa Barreto, contribuem para projeto inovador do governo de MG

November 28, 2023

Infraestrutura

Inovação e Trabalho

Tecnologia

O Governo do Estado de Minas Gerais lançou um programa ambicioso chamado “Cidades do Futuro”, visando transformar os municípios do estado em polos de inovação, eficiência e conectividade. Os secretários Guilherme da Cunha e Luísa Barreto, associados do Livres, tiveram papel ativo na concepção e elaboração deste programa inovador, que busca fortalecer a relação entre o poder público e empresas de tecnologia.

O lançamento oficial ocorreu na última terça-feira (21/11) durante o Delta Fórum 2023, evento promovido pelo Sebrae Minas. O programa é uma iniciativa conjunta das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e de Planejamento e Gestão (Seplag-MG).

Objetivos e Pilares do Programa

O “Cidades do Futuro” tem como meta principal aumentar a eficiência das administrações municipais, simplificar demandas burocráticas e acelerar processos. Além disso, foca na geração de empregos, melhoria da qualidade de vida dos mineiros e na diversificação do setor produtivo através da inovação tecnológica.

O programa é estruturado em cinco pilares:

  1. Tecnologia Inovadora para Prefeituras: Apoio do Executivo estadual à inovação e digitalização nas prefeituras.
  2. Pacote Normativo: Fomento de um ambiente mais favorável para a inserção de novas tecnologias nas cidades.
  3. Diagnóstico de Inovação do Município: Realização de diagnósticos para mensurar a maturidade tecnológica de cada localidade.
  4. Infraestrutura Tecnológica: Criação de um ambiente de colaboração focado em tecnologias que tragam bem-estar à população e promovam o crescimento econômico local.
  5. Capacitação: Treinamento dos servidores municipais para liderar a implementação dessas melhorias.

Contribuições dos Associados Livres

Guilherme da Cunha, secretário executivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, destacou o comprometimento do Governo em ampliar o acesso dos mineiros aos recursos digitais. Ele ressaltou o papel do estado como propulsor do ecossistema empreendedor, consolidando Minas Gerais como referência em inovação.

Luísa Barreto, secretária de Planejamento e Gestão, salientou o avanço contínuo do Governo no apoio aos municípios para que se tornem cidades do futuro. Ela mencionou iniciativas como o programa “Alô Minas”, que leva telefonia e internet para distritos do estado, e o esforço para expandir o acesso e a conectividade em todas as regiões.

O “Cidades do Futuro” é uma resposta concreta do Governo de Minas Gerais para estimular a inovação, a transformação digital e a busca por soluções inteligentes para os desafios urbanos. O Livres parabeniza o trabalho dos secretários Guilherme da Cunha e Luísa Barreto, que desempenham um papel vital na construção de um futuro mais tecnológico, eficiente e conectado para todos os mineiros.

Acompanhe o trabalho de Guilherme da Cunha e Luísa Barreto em suas redes sociais.

Informações: Seplag-MG