Secretária Luísa Barreto participa de missão internacional na Estônia para aprimoramento dos serviços públicos digitais

June 13, 2023

Cidades

Inovação

Tecnologia

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) participou, na última semana, de uma missão internacional na Estônia, juntamente com o Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração Pública (Consad). O país europeu é reconhecido mundialmente por suas políticas públicas em governo digital, o que o torna uma referência para Minas Gerais. Atualmente, o estado oferece 79,71% dos serviços de forma digital, sem a necessidade de deslocamento da população até uma unidade de atendimento.

A comitiva, composta pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, e pelo subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag-MG, Rodrigo Diniz, esteve presente na E-Governance Conference, o maior evento de governo digital do mundo. O encontro proporcionou um aprofundamento na jornada de transformação digital e inovação da Estônia. Além disso, os representantes do Consad tiveram a oportunidade de conhecer as boas práticas adotadas pelo governo estoniano, que atualmente oferece 99% dos serviços públicos de forma digital.

A participação de representantes de vários governos estaduais e da diretoria do Consad nessa missão é uma forma de estreitar as relações entre Minas Gerais e as autoridades e instituições estonianas, buscando trocar conhecimentos e experiências.

“A Estônia é considerada o país mais digital do mundo, oferecendo serviços públicos de forma desburocratizada, ágil e com atendimento de excelência ao cidadão. É um importante modelo para Minas Gerais, especialmente para a Seplag-MG, que assumiu, neste ano, a gestão dos serviços do Departamento de Trânsito (Detran-MG). Estamos estudando modos de reduzir a burocracia nesses atendimentos e garantir soluções rápidas e eficientes”, detalha Luísa Barreto.

Durante a missão, os participantes puderam conhecer o projeto de cidade inteligente de Ülemiste City e a Prefeitura de Tallinn, capital da Estônia. Tallinn é o lar da sede de segurança digital da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e é considerada um polo mundial de startups, impulsionando a economia local e gerando emprego e renda para os moradores.

Rodrigo Diniz destaca que a governança digital da Estônia é baseada em dois pilares: a identidade digital do cidadão e a interoperabilidade dos sistemas. O país tem desenvolvido projetos utilizando Big Data e Inteligência Artificial para aprimorar os serviços públicos oferecidos à população. Essas ações são prioridades para os próximos anos em Minas Gerais, visando alcançar um patamar semelhante de governo digital e simplificar o atendimento ao cidadão.

Acompanhe o trabalho de Luísa Barreto, associada Livres, em suas redes sociais.

Fonte: Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG)