Ação contra aumento para vereadores do Recife feita pelo Livres PE avança na Justiça

September 15, 2023

Ação

Ação capitaneada pelo associado Thomás Crisóstomo avança no Tribunal de Justiça de Pernambuco

A ação movida pelo Livres contra o aumento nos salários dos vereadores do Recife acaba de tomar um novo rumo com uma recente decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Inicialmente, em 2019, o Livres questionou a legalidade desse aumento, mas a ação foi arquivada. Responsável pela ação e associado do Livres PE, o advogado Thomas Crisóstomo permanece pressionando na justiça e movimentando o núcleo estadual em torno da matéria.

Vereadores do Recife tentaram aprovar reajuste de 29% em 2019

O reajuste salarial de 29,7% concedido aos vereadores em 2019 gerou dúvidas quanto à sua conformidade com a lei e aos princípios de moralidade que regem a administração pública. Inicialmente, a ação foi rejeitada pela 5ª Vara da Fazenda da capital pernambucana. No entanto, após um parecer favorável do Ministério Público, o Tribunal de Justiça de Pernambuco decidiu dar continuidade ao processo, abrindo espaço para uma possível revisão do aumento salarial. 

Doutor em Direito e ex-assessor de ministro do STF, o consultor jurídico do Livres Irapuã Santana está prestando suporte à ação judicial do associado Thomás Crisóstomo.

Reversão do aumento salarial é possibilidade com avanço da ação

“Este processo, que busca conter o desperdício de recursos pela Câmara dos Vereadores do Recife desde 2019, agora ganha novo ímpeto com a revogação da decisão anterior. Esperamos que a 5ª Vara da Fazenda da capital defenda de forma enérgica os princípios constitucionais e reverta o aumento excessivo dos vereadores. Se o juiz hesitar em aplicar a Constituição, consideraremos a possibilidade de recurso, inclusive junto ao Supremo Tribunal Federal, se necessário”, declarou Thomas Crisóstomo, associado e advogado responsável pela ação. “É importante respeitar os princípios constitucionais na administração pública. É fundamental que juízes e tribunais reconheçam a força normativa dos princípios constitucionais. Devemos lembrar que a Constituição não é apenas uma lista de desejos; é uma norma que deve ser aplicada, incluindo, especialmente, o princípio da moralidade na administração pública, essencial para combater o uso irresponsável dos recursos públicos ao qual nossa classe política está acostumada.”

Ação do núcleo PE é exemplo para ativistas de todo o Brasil

Associados de todo o Brasil podem usar a ação judicial promovida pelo Thomás Crisóstomo em Recife-PE como modelo para aplicar em suas cidades diante de situações semelhantes, como aumento salarial de vereadores em momentos de caixa público no vermelho. Para fazer ações semelhantes, há duas opções:

  1. Conversar com a coordenação de núcleo estadual do Livres. Todos os coordenadores estão na nossa comunidade do Whatsapp. 
  2. Enviar ação e todos os detalhes dela pela Área Livres, nossa plataforma do associado. Nossa equipe de atendimento entra em contato em até 2 dias úteis confirmando os dados e dando continuidade à ação. Quanto mais detalhes e informações, mas fácil desenvolver um plano ainda mais efetivo com o organizador.