Atlas Network destaca ação do Livres suspendendo licitação para compra de iPhones para vereadores do Recife

July 4, 2023

Ação

Ativismo

Ação do Livres tem destaque internacional

Nesta segunda-feira (03), a Atlas Network destacou nas redes sociais a atuação do líder Professor Thiago contra uma licitação para a compra de iPhones destinados aos vereadores do Recife.

O processo licitatório indicava a aquisição de modelos com características muito específicas, semelhantes aos de um iPhone: tela touchscreen com no mínimo 6,1” (diagonal)”, “Bluetooth 5.0 mínimo”, “Leitor de digitais”, “Proteção IP 67 contra água, respingos e poeira”, “Câmera traseira de, no mínimo, 12 megapixels integrada” e “tecnologia GSM (Global System for Mobile Communications) local (VC1) e longa distância (VC2 e VC3)”, além de uma memória interna mínima de 128GB.

Licitação já foi discutida por membros do Livres

Em 2021, o líder Livres Professor Thiago promoveu a campanha “iPhone na Pandemia NÃO”. “Nós, do Livres, já acionamos o Ministério Público de Contas e vamos usar todas as ferramentas que temos enquanto cidadãos pra evitar esse absurdo. Infelizmente, os vereadores do Recife não entendem que estão na Câmara para servir ao povo e não para se servir às custas do sofrimento do povo”, afirmou na época.

Karla Falcão, coordenadora de Relações Institucionais do Livres, comentou à época sobre ser desnecessário a compra de iPhone para vereadores. “O Recife é a capital mais desigual do país, mas nem isso é suficiente para constranger os vereadores a abrirem mão de privilégios”, disse Falcão. “Eles já têm um excelente salário e equipes bem remuneradas. Juntos, geram um custo de mais de R$ 1 milhão por ano só de auxílio alimentação. Enquanto tem gente vivendo em palafitas, sem comida na mesa e sofrendo pra ter acesso ao básico, os vereadores deveriam reduzir os seus custos para ampliar os investimentos em políticas públicas e não pra comprar iPhones.”

Acompanhe as novidades do núcleo de Pernambuco na Área Livres