3 passos para você ajudar o movimento liberal a crescer

June 12, 2020

Há alguns anos, o movimento liberal era tão pequeno que caberia numa kombi com 12 lugares. Hoje, cabemos nas cadeiras das Câmaras Legislativas Brasil afora. Nesse texto, vamos dizer como você pode ajudar a levar o liberalismo para o país inteiro.

Comece na sua rua

Levar as ideias de liberdade à sua comunidade é importante. Comece no seu bairro, cidade ou estado.

Karla Falcão, nossa Líder Livres em Pernambuco, mantém um projeto que, juntamente com o empreendedorismo social, leva aos moradores da comunidade do Recife as ideias de liberdade.

Conheça Karla Falcão e o projeto embaixadores de ZEIS.

Também temos o Projeto Nabuco, que realiza treinamentos, cursos e discussões com o objetivo de capacitar a próxima geração de líderes liberais. Um deles pode ser você!

 

Leia muito

Ter uma boa base teórica é importante para saber discutir propostas, projetos e pautas importantes.

Aqui estão 3 livros indispensáveis para você basear as ideias de liberdade:

  1. A lei – Frédéric Bastiat.
    Nesse livro o autor fala sobre a importância moral e material da liberdade. Atemporal, seus textos são curtos, repletos de um bom humor irônico e convidavam os adversários ao debate, ridicularizando praticamente todos os chavões intervencionistas.

  2. Livre para Escolher – Milton e Rose Friedman 
    Milton e Rose Friedman explicam nesse clássico como nossa liberdade foi sendo corroída, e nossa riqueza, ocultada por meio do surgimento crescente de leis, regulamentações e agências governamentais. Um clássico da literatura sobre economia, liberdade e a relação entre esses dois conceitos. O livro entra no aspecto concreto da liberdade, mostrando como funciona o livre mercado e por que ele é tão mais eficiente.

  3. O chamado da Tribo – Mario Vargas Llosa
    Após se desencantar com a revolução Cubana e ver se distanciar das ideias de Jean-Paul Sartre, Mario selecionou os sete pensadores liberais que o ajudaram a desenvolver um novo conjunto de ideias.
    Vargas Llosa estabelece um diálogo denso e detalhado com esses pensadores que formaram sua base de leitura durante seus anos de frustração.
    A partir desses autores, o autor conheceu uma tradição de pensamento que favorece o indivíduo frente ao coletivo, e que defende a liberdade de expressão como um pilar fundamental para a democracia. O chamado da tribo é uma autobiografia de um dos maiores escritores dos nossos tempos.

Consuma de tudo

Para saber como seu adversário age, estude-o.

É muito importante conhecer quem não está do seu lado. Sun Tzu já dizia que “se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas.”

Acompanhar a política no Brasil pode ser algo não muito prazeroso, a tirar pelos imensos escândalos de corrupção país afora. Mas é preciso saber as pautas em questão, suas intenções e resultados.

Suas iniciativas precisam se basear em projetos que deram, ou não, resultados para que possam ser usadas como exemplos.

BÔNUS: Participe de um movimento que te dê suporte

O Livres tem como um dos objetivos formar lideranças para conseguirmos um país mais livre por inteiro.

Dar as ferramentas para que você possa ter uma base e conseguir levar o liberalismo da sua casa até um possível parlamento ou governo é um de nossos diferenciais.

Além de termos parlamentares em alguns estados do Brasil, nossas lideranças e associados são treinados diariamente com palestras, cursos, oficinas e debates.

 

Quer saber como Paulo Gontijo se tornou uma liderança no movimento liberal no Brasil? Clique aqui e conheça a história do nosso diretor executivo.