25 mil motoristas de aplicativos podem ficar desempregados em BH

June 24, 2019

Os vereadores de Belo Horizonte estão tentando aprovar um projeto de lei que torna os aplicativos de transportes, como Uber, inviáveis.
O PL 490/2018 foi aprovado na Comissão de Adminsitração Pública com um novo texto, muito diferente do projeto original que chegou à Câmara. As alterações incluem a lmitação do serviço a carros sedan, com menos de 5 anos e potência de 85 cavalos.
Se aprovado, o texto pode tirar a fonte de renda de 25 mil trabalhadores e impedir 1,5 milhões de usuários de escolher como querem se deslocar pela capital mineira.

A decisão é um retrocesso, principalmente depois da recente vitória do Livres no Supremo Tribunal Federal. O STF decidiu em favor do Livres em maio deste ano e apps de transporte não podem ser proibidos, nem regulados de maneira excessivamente restritiva. O tribunal reconheceu ainda que medidas como o PL de Belo Horizonte são inconstitucionais por ferirem a livre iniciativa.

A Uber pronunciou-se contra o PL e começou uma campanha de mobilização. A empresa disponibilizou uma lista com as redes sociais de todos os vereadores de Belo Horizonte para que o público possa defender o meio de trabalho e transporte de milhões de pessoas.

No jornal Hoje em Dia, Guilherme da Cunha, associado Livres e deputado estadual em Minas Gerais, escreveu coluna denunciando a movimentação dos vereadores contra a liberdade. “Quando um político tenta impor uma escolha privada ao cidadão em assuntos que não geram riscos para terceiros, está mostrando, ainda que sem querer, que, na cabeça dele, você, cidadão, é incapaz de fazer as próprias escolhas”, criticou ele. “As regras do PL 490/2018 retirarão a possibilidade de sustento de mais de 20 mil famílias e retirarão escolhas suas, cidadão, sobre que nível de conforto você poderá pagar para ter”.