Ton Proêncio conquista aprovação de projeto que cria os ‘dispute boards’ para contratos administrativos de Jaguariúna

September 18, 2023

Atuação Parlamentar

Desburocratização

Jaguariúna, uma cidade pioneira no interior de São Paulo, demonstra seu compromisso com a modernização da administração pública. O Vereador Ton Proêncio, membro da Bancada da Liberdade, propôs e obteve a aprovação do Projeto de Lei 06/2023, sancionado como Lei 2886/2023 na Câmara Municipal de Jaguariúna. Esta nova legislação estabelece a implementação de Comitês de Resolução de Disputas (Dispute Boards) nos contratos administrativos celebrados pela administração pública direta e indireta de Jaguariúna.

Projeto inovador de Ton Proêncio facilita a resolução de conflitos

A Lei do Dispute Boards é uma ferramenta essencial que visa prevenir e resolver conflitos de maneira ágil e especializada, ao mesmo tempo em que preserva as relações contratuais. Além de promover a eficácia, essa abordagem pode reduzir significativamente custos e o tempo de litígio, uma vez que as decisões do comitê são vinculantes e só podem ser revistas por meio de arbitragem ou judicialmente.

Ton Proêncio leva modelo adotado internacionalmente para Jaguariúna

Projetos de renome internacional, como a construção do Eurotúnel (conectando a França e o Reino Unido), o aeroporto de Hong Kong e a expansão do Canal do Panamá, empregaram com sucesso comitês de resolução de controvérsias durante suas execuções. No Brasil, essa prática foi adotada na construção da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo. Normalmente, o comitê é formado no início do contrato e desempenha um papel crucial no monitoramento da sua execução, fornecendo recomendações ou decisões conforme necessário. Além disso, registra o comportamento das partes durante a execução do contrato, promovendo transparência.

Os Dispute Boards ganharam popularidade recentemente, especialmente após o Banco Mundial exigir sua previsão para a concessão de financiamentos. Qualquer contrato envolvendo valores superiores a US$ 50 milhões deve prever a utilização de um comitê para prevenir e resolver disputas.

Ton Proêncio ressalta o foco na desburocratização em seu mandato

O Vereador Ton Proêncio destacou: “A Lei torna Jaguariúna uma cidade cada vez mais alinhada com as práticas mais modernas do mundo, demonstrando sua capacidade de atrair investimentos nacionais e internacionais. Nosso mandato está focado em desburocratizar e tornar a administração pública mais eficiente”.

Ton Proêncio é membro da Bancada da Liberdade

Acompanhe o trabalho de Ton Proêncio em suas redes sociais.