Sob gestão Caio Cunha, Prefeitura de Mogi das Cruzes promoverá Open Data Day 2024

February 26, 2024

Transparência

Terceira edição do evento trará atividades sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Município

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, sob a liderança do prefeito Caio Cunha, membro destacado da Bancada da Liberdade, promoverá a terceira edição do Open Data Day (ODD) no dia 5 de março. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Transparência e Dados Abertos, terá como foco os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Município e abordará temas como o uso de dados na Educação e Segurança Pública.

O Open Data Day será sediado no Centro Universitário Braz Cubas, a partir das 14 horas, e estará aberto para toda a sociedade civil, estudantes e servidores públicos. Com o apoio da Open Knowledge Brasil (OKBR), o evento integra um movimento global que busca conscientizar sobre o uso de dados abertos e promover o acesso a informações públicas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 4 de março por meio do formulário online disponível neste link. O secretário municipal de Transparência e Dados Abertos, Marcos Torres, ressaltou a importância do evento, afirmando que “o livre acesso aos dados públicos, além de ser uma obrigação legal, é uma grande ferramenta para a construção de políticas públicas, beneficiando, assim, toda a população”.

A programação incluirá palestras ministradas por servidores públicos e convidados sobre temas como “Aplicação de dados abertos na Educação para a construção de um Futuro Sustentável”, “Transformando a segurança pública por meio dos dados” e “A importância da unificação de bases de dados – Case: Alertas da Primeira Infância”. Além disso, haverá oficinas práticas, incluindo “Como construir e interpretar telas para indicadores” e “Construindo Dados Abertos em Python”.

O Open Data Day 2024 representa uma oportunidade para a comunidade mogiana aprender sobre dados abertos, ferramentas de análise e a Lei de Acesso à Informação, promovendo a transparência e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do município.

Informações:

  • Data: 5 de março de 2024
  • Formato: Presencial
  • Local: Centro Universitário Braz Cubas
  • Endereço: Av. Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 1233 – Vila Mogilar
  • Público-alvo: Estudantes, servidores públicos e sociedade civil
  • Inscrição gratuita: Formulário online (até 04/03)
  • Importante: As oficinas e palestras presenciais terão público limitado, conforme ordem de inscrição.
  • Programação (sujeita a alterações): Clique aqui

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes