Sob gestão Caio Cunha, Mogi das Cruzes é a cidade mais transparente do Alto Tietê e a 6ª de SP

November 21, 2023

Transparência

Nesta semana, recebemos com entusiasmo a notícia de que a Prefeitura de Mogi das Cruzes, liderada pelo prefeito Caio Cunha, membro da Bancada da Liberdade, foi reconhecida como a mais transparente do Alto Tietê e a sexta do Estado de São Paulo pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).

Com um índice geral de 88,21%, a cidade alcançou o nível Ouro na avaliação conduzida pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), em conjunto com os Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).

Prefeito Caio Cunha destaca iniciativas de transparência durante sua gestão

A conquista reflete o compromisso da gestão municipal em promover a transparência ativa e proporcionar à população o acesso claro e acessível às informações governamentais. O prefeito Caio Cunha destacou o papel fundamental das ferramentas de transparência pública para fortalecer a participação cidadã e o exercício pleno da democracia.

“Este reconhecimento é o resultado do trabalho que estamos desenvolvendo desde 2021. Entendemos que as ferramentas de transparência pública são fundamentais para a participação cidadã e o exercício pleno da Democracia. Para isso, lançamos recentemente o novo Portal da Transparência da Prefeitura de Mogi das Cruzes, com o cuidado para facilitar este acesso, de maneira intuitiva, com linguagem simplificada, vídeos explicativos, ferramenta para tradução em Libras e aumento ou diminuição das fontes”, lembrou Caio Cunha

A cidade atendeu 100% dos itens relacionados à transparência em áreas cruciais como saúde, contratos, planejamento e prestações de contas, convênios e transferências, despesas, emendas parlamentares, diárias, ouvidoria, renúncia de receita e informações prioritárias. Essa conquista só foi possível devido a iniciativas como o Novo Portal da Transparência e o Portal de Obras, que tornam as informações mais acessíveis e compreensíveis para todos os cidadãos.

O Programa Nacional de Transparência Pública, promovido pela Atricon em parceria com os Tribunais de Contas, é uma iniciativa relevante que valida e reconhece os esforços de transparência nos governos municipais. A avaliação em duas etapas, que envolveu uma autoavaliação pela Prefeitura e validação certificável pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, reforça a integridade e relevância desse reconhecimento.

“A validação do Tribunal de Contas garante a relevância e integridade da avaliação de Mogi das Cruzes. É um reconhecimento nacional da transparência do município – estamos entre as dez Prefeituras com Transparência nível Ouro no estado de São Paulo, sendo a primeira do Alto Tietê, de acordo com os dados divulgados pelo PNTP”, finalizou o secretário municipal de Transparência e Dados Abertos, Severino Neto.

Caio Cunha é membro da Bancada da Liberdade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, ao alcançar o nível Ouro e se posicionar como a mais transparente do Alto Tietê, reafirma seu compromisso com a prestação de contas, a participação cidadã e a promoção de uma gestão pública eficiente e ética. Essa conquista é um marco importante e um estímulo para continuarmos trilhando o caminho da transparência e da responsabilidade governamental.

Parabenizamos a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o prefeito Caio Cunha por esse reconhecimento nacional e reiteramos nosso compromisso com a promoção de valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e participativa.

Acompanhe o trabalho de Caio Cunha em suas redes sociais.

Informações: Prefeitura de Mogi das Cruzes