Sob gestão Caio Cunha, Mogi das Cruzes realiza maior investimento da história em tecnologia nas escolas

January 4, 2024

Educação

Inovação

Tecnologia

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, sob a liderança do prefeito Caio Cunha, membro da Bancada da Liberdade, alcançou um marco histórico ao realizar o maior investimento em tecnologia e conectividade na rede municipal de ensino. Com um aporte de mais de R$12 milhões, a iniciativa, coordenada pela Secretaria de Educação em parceria com o Departamento de Tecnologia Educacional (DTE), visa proporcionar um ambiente educacional mais inovador e conectado.

O contrato de conectividade assinado em 2023 garante um padrão internacional “Education Superhighway”, com a oferta de 1MB por aluno e período para todas as unidades municipais. O prefeito Caio Cunha destaca a importância desse investimento para as futuras gerações, afirmando que a tecnologia desde a primeira infância é fundamental para a construção do futuro da cidade. O trabalho realizado em Mogi das Cruzes tem ganhado destaque, sendo reconhecido por empresas como a Samsung e organizações educacionais, como a MegaEdu.

Além do avanço na conectividade, o pacote de melhorias inclui a entrega de quatro mil chromebooks, sendo três mil destinados aos alunos e mil para os professores da rede municipal de ensino. A secretária de Educação, Marilu Beranger, destaca o compromisso da prefeitura em garantir que os estudantes tenham acesso às melhores oportunidades de aprendizado. As escolas também foram contempladas com a instalação de lousas interativas.

Um diferencial notável desse programa é que toda a implementação e suporte técnico são realizados pela equipe interna do departamento, atuando em três frentes: dados da educação, infraestrutura de Tecnologia da Informação da Educação e Programa de Tecnologia Educativa. Pedro Passos, diretor do DTE, enfatiza a missão de entregar um trabalho de excelência, ampliando não apenas os dispositivos, mas também as oportunidades de aprendizagem, proporcionando recursos inovadores para os professores.

O reconhecimento internacional do trabalho mogiano foi evidenciado pela visita do vice-presidente da Samsung Global e gestores da multinacional na América Latina. A cidade também foi destaque no Seminário Educação Conectada, realizado em Brasília, sendo apresentada pela MegaEdu, organização sem fins lucrativos parceira da Fundação Lemann, em uma mesa de debates sobre políticas públicas para educação digital. Este ano, a organização visitou escolas em quatro localidades na zona rural da cidade.

Caio Cunha é membro da Bancada da Liberdade

O investimento maciço em tecnologia da Prefeitura de Mogi das Cruzes reflete o comprometimento com a qualidade da educação, a inovação e o acesso equitativo às oportunidades educacionais para todos os estudantes da cidade. A iniciativa destaca Mogi das Cruzes como um exemplo inspirador de transformação digital na educação municipal.

Acompanhe o trabalho de Caio Cunha em suas redes sociais.

Informações: Prefeitura de Mogi das Cruzes