Sob gestão Caio Cunha, Mogi das Cruzes é a única cidade brasileira em evento de inovação da Bloomberg

October 25, 2023

Inovação e Trabalho

Tecnologia

Transparência

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, sob liderança do Líder Livres Caio Cunha, participou do Bloomberg CityLab 2023, evento que reuniu de 500 lideranças de todo o mundo em Washington, capital dos Estados Unidos, e que foi promovido pela Bloomberg Philanthropies em parceria com o Instituto Aspen. O encontro foi de 18 a 20 de outubro.

Durante o encontro, Mogi das Cruzes foi a única cidade brasileira a participar de um evento exclusivo para prefeitos, chamado Estúdio de Inovação para Prefeitos. Participaram mais de 80 prefeitos de todo o mundo, vindos de cidades de 20 países e seis continentes. No Estúdio, foi discutido como as cidades utilizam e podem usar a Inteligência Artificial Generativa para resolver desafios emergentes e agilizar os processos. 

Prefeito Caio Cunha destaca a importância de estabelecer conexões entre Mogi e o mundo

O prefeito de Mogi das cruzes, Caio Cunha, e o secretário municipal de Transparência e Dados Abertos, Severino Neto, participaram do CityLab 2023 a convite da organização do evento, sem nenhum custo para o município.  Mogi das Cruzes foi convidada a participar desta iniciativa nos Estado Unidos porque é uma das duas únicas cidades do Brasil a possuir a certificação internacional What Works Cities, e uma das seis cidades brasileiras a ser reconhecida para integrar a Aliança de Cidades com Dados, também da Bloomberg Philanthropies. 

“É importante que ocupemos esses espaços para que nossa voz enquanto cidade seja ouvida. Além disso, dessa forma podemos colocar Mogi das Cruzes no radar de organizações internacionais que tenham interesse de investir aqui. Outro ponto relevante é foram as conexões que criamos com outras cidades para compartilhar experiências e aprender, como Fortaleza, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Seattle, dentre outras”, disse o prefeito Caio Cunha.

O CityLab reuniu representantes de cidades de países da América do Norte, América Latina, Europa e África, além de lideranças da ONU e de organizações como a Urban95, Universidade de Harvard, Universidade Johns Hopkins e London School. O objetivo foi discutir ações inovadoras que levam as cidades para outro patamar de resolução de desafios em áreas como infraestrutura, saneamento básico, moradia e planejamento, com base em dados e evidências.
 
“Trouxemos ideias inovadoras para solucionar problemas complexos das cidades, utilizando os dados para mapear as demandas do município de forma geolocalizada, assim como uma nova metodologia de abordagem de políticas públicas de forma conjunta, envolvendo diversos setores. Isso acelera a solução destas demandas”, disse o secretário municipal de Transparência e Dados Abertos, Severino Neto.

Sobre a Bloomberg Philanthropies

A Bloomberg Philanthropies investe em 700 cidades e 150 países ao redor do mundo para garantir vidas melhores e mais longas para o maior número de pessoas. A organização concentra-se em cinco áreas principais para criar mudanças duradouras: Artes, Educação, Meio Ambiente, Inovação Governamental e Saúde Pública. Em 2022, a Bloomberg Philanthropies distribuiu US$ 1,7 bilhão. 

O Bloomberg CityLab foi fundado há mais de uma década com base no princípio de que a inovação mais importante ocorre em nível local e que o impacto global pode ser alcançado quando as cidades partilham soluções.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes (adaptada)