Mogi das Cruzes, liderada por Caio Cunha, recebe certificação de Cidade Verde do Programa Ambiental do Transporte

November 8, 2023

Cidades

Sustentabilidade

Mogi das Cruzes é a primeira cidade da Região Metropolitana de São Paulo a receber a certificação de Cidade Verde do Programa Ambiental do Transporte (Despoluir). O município foi premiado por buscar o controle e a diminuição da emissão de poluentes pelos veículos de transporte coletivo. O prefeito Caio Cunha, membro da Bancada da Liberdade, do Livres, destacou a importância desse reconhecimento, que coloca em prática um investimento em sustentabilidade: “É um investimento de agora, mas que vamos levar para todo o tempo, para nossos filhos e netos. É um investimento em gente”.

Ao todo, oito empresas de transporte coletivo que atuam na cidade foram certificadas como Empresa Amiga do Meio Ambiente. Foram avaliados 1.424 ônibus, com aprovação de 97% da frota. As empresas Piracicabana e Princesa do Norte foram as que receberam destaques, com 99% de aprovação. A premiação, que aconteceu no auditório da administração municipal, contou com representantes das entidades que realizam o projeto e das empresas de transporte que operam em Mogi das Cruzes.

A certificação do programa Despoluir é concedida aos municípios que alcançam médias superiores a 95% de aprovação, de acordo com os parâmetros da iniciativa, na frota de transporte coletivo municipal, intermunicipal e de fretamento. A gestão municipal tem sido fundamental para ajudar no controle das emissões de poluentes e partículas de carbono na atmosfera. Mogi das Cruzes possui uma frota de transporte coletivo com uma das médias de idade mais baixas do estado de São Paulo, considerando que os ônibus são novos e possuem motores sempre devidamente regulados, além de equipamentos modernos de controle de emissão de poluentes.

Além disso, a meta é ainda mais ambiciosa para o próximo ano, quando o sistema passará a contar com veículos com a tecnologia Euro 6, a mais moderna para diminuição da emissão de poluentes pelos motores dos ônibus. A sustentabilidade é uma pauta que não é mais uma opção, mas algo que precisa do engajamento de todos os setores, e por isso iniciativas como essa devem ser valorizadas e incentivadas.

Caio Cunha é membro da Bancada da Liberdade

O prefeito Caio Cunha tem demonstrado o seu comprometimento em levar soluções sustentáveis para Mogi das Cruzes. A certificação de Cidade Verde do Programa Ambiental do Transporte é mais um reconhecimento desse trabalho, que se reflete na renovação da frota de transporte coletivo da cidade e na redução das emissões de poluentes na atmosfera. O esforço e a liderança do prefeito Caio Cunha são exemplos inspiradores para que outras cidades do Brasil possam seguir na mesma direção, investindo em soluções que valorizem a sustentabilidade e o bem-estar da população.

Acompanhe o trabalho de Caio Cunha em suas redes sociais.

Informações: Prefeitura de Mogi das Cruzes