Magno Karl assume diretoria de Políticas Públicas do Livres

May 11, 2018

Notícias

O cientista político Magno Karl agora é nosso Diretor de Políticas Públicas. Trabalhando diretamente com Elena Landau, presidente do nosso Conselho Acadêmico, Magno será responsável pela coordenação operacional do programa de formação dos nossos associados e do processo de construção de nossas propostas de políticas públicas. Graduado em Ciências Sociais e mestre em Políticas Públicas, Magno é doutorando em Ciência Política na Alemanha e foi bolsista da Fundação Naumann, o braço de pesquisa e formação política do Partido Livre Democrata alemão, um dos maiores partidos liberais do mundo.

Em sua pesquisa de doutorado, Magno investiga como a formulação de políticas públicas pode se adequar às dinâmicas institucionais que emergem através de ordem espontânea em ambientes informais como as favelas no Rio de Janeiro, onde não há o reconhecimento estatal das propriedades privadas. “Praticamente metade da economia brasileira está na informalidade. Nesse contexto, surgem dinâmicas institucionais próprias que precisam ser consideradas no desenho de qualquer política pública. Quando isso não acontece, podem terminar surgindo efeitos indesejados que por vezes pioram o problema original que a política tentava resolver”, explica Magno.

Além da sólida formação acadêmica, Magno também é um dos fundadores do movimento liberal contemporâneo no Brasil, tendo sido um dos pais do antigo Instituto Ordem Livre, onde também teve atuação decisiva no projeto Liberdade na Estrada, o primeiro ciclo de palestras liberais a correr todo o Brasil no início deste século. Também através do Ordem Livre, Magno ainda teve um papel fundamental no surgimento da rede Students For Liberty no Brasil, iniciativa que teve origem a partir da primeira turma do Seminário de Verão do Ordem Livre em Petrópolis, sua cidade natal.

“É uma alegria poder voltar para o Brasil e encontrar este novo momento do movimento liberal, com uma organização como o Livres que é capaz de defender a liberdade com uma abordagem que não é careta, e pautar o empreendedorismo não somente na ótica de grandes empresários, mas a partir do vendedor de água de coco ou da manicure que batalha pra abrir o seu próprio salão de beleza”, comenta.

Saiba mais sobre o trabalho que será desenvolvido por Magno Karl.