Líder Livres em Pernambuco, Professor Thiago se opõe à regulamentação dos serviços de transporte por aplicativos em Caruaru

October 11, 2023

Ativismo

AMAPE, liderada por Professor Thiago, se manifesta contra a regulamentação dos serviços de transporte por aplicativos

A AMAPE, Associação dos Motoristas e Motofretistas por Aplicativos de Pernambuco, elogia a decisão da Prefeitura de Caruaru de adiar o projeto de regulamentação dos serviços de transporte por aplicativos. Após manifestações e forte mobilização nas redes sociais, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) recuou temporariamente, argumentando que aguardaria uma regulamentação federal antes de retomar a discussão do projeto na cidade.

Líder argumenta contra a regulamentação

O presidente da AMAPE e Líder Livres, Professor Thiago, declarou que o projeto não beneficiaria motoristas nem usuários em Caruaru. Segundo ele, o projeto impõe várias restrições e regulamentações que limitam a liberdade dos motoristas e o direito de escolha dos cidadãos. Thiago afirmou que a AMAPE estava pronta para entrar com uma ação judicial caso o projeto não fosse retirado de pauta, uma decisão que a prefeitura sinalizou.

Algumas das regras propostas incluíam vistorias anuais, taxas à prefeitura, requisitos de cadastro, limites de idade para os veículos de 10 anos, multas de até R$ 450 e apreensão do veículo para quem não cumprisse as regulamentações da prefeitura.

Por fim, Thiago argumentou que essas regras excedem o que está previsto em regulamentações federais, enfatizando que a prefeitura deveria ter considerado as preocupações da categoria, que se opõe à regulamentação. Thiago sugeriu que, se a prefeitura deseja melhorar a segurança, eles têm um projeto pronto e estão dispostos a colaborar tecnicamente para reduzir a violência, especialmente contra motoristas e entregadores por aplicativos.

Ações do Líder em 2023

Durante o ano de 2023, Professor Thiago teve atuação direta na entrega do Caderno de Políticas Públicas na ALEPE, participou de uma reunião com a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco, com o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e com a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause.

Sobre a AMAPE

A AMAPE existe desde 2017 e é a primeira e única entidade que defende motoristas e entregadores por aplicativos existente em Pernambuco, com ata de fundação, estatuto e CNPJ. Atuou para impedir as regulamentações do Recife, Petrolina, Garanhuns e agora em Caruaru. Também faz parte da FEMBRAPP, Federação dos Motoristas por Aplicativos do Brasil.