Jamir Calili apresenta projeto “Adote uma Lixeira” para melhorar espaços públicos de Governador Valadares/MG

November 14, 2023

Atuação Parlamentar

Sustentabilidade

O vereador Jamir Calili, representante do Livres na Câmara Municipal de Governador Valadares, reforça seu compromisso com a comunidade ao protocolar o projeto de lei que institui o Programa “Adote uma Lixeira”. A proposta visa não apenas embelezar a cidade, mas também incentivar a participação ativa da sociedade na conservação dos espaços públicos.

Iniciativa de Jamir Calili promove parceria público privada em prol de uma cidade mais limpa

O Programa “Adote uma Lixeira” tem como principal objetivo estabelecer uma parceria entre a Administração Pública e a sociedade civil para a instalação, conservação e manutenção de lixeiras públicas. Essa iniciativa representa um passo significativo na busca por uma cidade mais limpa, organizada e com maior qualidade de vida para seus cidadãos.

Principais Pontos do Projeto

  1. Termo de Cooperação Transparente: O projeto prevê a celebração de Termo de Cooperação, garantindo transparência, publicidade e isonomia na seleção dos participantes que serão responsáveis pela manutenção das lixeiras.
  2. Proibição de Restrição de Acesso: O Termo de Cooperação não poderá resultar em restrição de acesso às lixeiras ou alteração de seu uso, garantindo que esses serviços permaneçam públicos e acessíveis a todos.
  3. Exploração Publicitária Responsável: Em contrapartida pelos serviços prestados, os participantes poderão explorar as lixeiras para fins publicitários, desde que isso não comprometa sua funcionalidade. Restrições quanto às dimensões, cores e conteúdo da publicidade serão estabelecidas no Termo de Cooperação.
  4. Vigência Determinada: O Termo de Cooperação terá vigência determinada, não superior a 5 anos, assegurando uma gestão dinâmica e atualizada do programa.

Benefícios para a Comunidade

  • Cuidado do Espaço Público: Ao permitir que cidadãos, empresas e associações adotem lixeiras, o programa promove um maior zelo pelo espaço público.
  • Participação Ativa: Incentiva a comunidade a se envolver ativamente na conservação do ambiente urbano, fortalecendo o senso de responsabilidade coletiva.
  • Melhoria na Qualidade de Vida: Uma cidade mais limpa e organizada contribui diretamente para a qualidade de vida de seus habitantes.

Jamir Calili é membro da Bancada da Liberdade 

O Programa “Adote uma Lixeira” é mais um passo significativo na trajetória do vereador Jamir Calili, associado ao Livres, em direção a uma Governador Valadares mais eficiente e participativa. Sua atuação incisiva não se resume apenas a esse projeto inovador; Jamir já acumula diversas conquistas em Governador Valadares por meio de seus projetos de transparência e desburocratização. Sua visão alinhada aos princípios do Livres tem gerado impactos positivos, promovendo uma gestão mais responsável e proporcionando benefícios concretos para a população da cidade. Essa mais recente proposta, o “Adote uma Lixeira”, reforça seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, convidando a comunidade a participar ativamente na construção de uma cidade mais moderna, eficiente e colaborativa.

Acompanhe o trabalho de Jamir Calili em suas redes sociais.