Guia de Participação no I Encontro Livres Nordeste

March 22, 2022

Evento

O I Encontro Livres Nordeste já tem data marcada! O evento acontece entre os dias 21 e 22 de maio no Recife. Se você já é associado Livres, não perca tempo e inscreva-se aqui. Para tornar-se associado e poder participar, basta clicar aqui.

Confira abaixo todos os detalhes sobre o I Encontro Livres Nordeste, como local, programação e detalhes sobre a primeira edição do Prêmio Frei Caneca de Ativismo pela Liberdade.

Tema do 1° Encontro Livres Nordeste

O tema deste primeiro encontro é a contribuição liberal para soluções dos problemas sociais. O momento é delicado para o Nordeste e para todo o país, já que 2022 será decisivo para a política nacional. Um dos principais objetivos do Encontro é discutir como colocaremos a defesa da liberdade por inteiro no centro do debate. 

“O papel do Livres neste momento é propor caminhos que levem à solução da crise que vivemos. O Nordeste é um reduto do Liberalismo brasileiro desde as suas origens, sendo o berço de nomes como Luiz Gama, Joaquim Nabuco e Maria Firmina dos Reis. É fundamental para os liberais de hoje olharem para os liberais do passado, aprendendo com seus ensinamentos e projetando soluções a partir deles”, declarou Magno Karl, diretor executivo do Livres. 

Café Liberal recebe o 1º Encontro Livres Nordeste

Recife foi a cidade foi escolhida através de consulta pelo app Eu Sou Livres, recebendo o voto de 63% dos associados nordestinos que votaram.

Na parte histórica da cidade, o Recife Antigo, funciona o Café Liberal 1817, cujo auditório será palco do I Encontro Livres Nordeste. Batizado em homenagem à Revolução Pernambucana de 1817, hoje data magna no Estado e marco da história do liberalismo brasileiro, o Café Liberal fica na Av. Marquês de Olinda, 174. E atenção: o espaço do auditório tem capacidade máxima para 50 pessoas, que será o número limite de inscrições do encontro. Ou seja, é preciso garantir rápido a sua vaga caso queira participar. 

Prêmio Frei Caneca de Ativismo pela Liberdade

Destacar as principais ações e projetos realizados pelos associados Livres no Nordeste é o objetivo do Prêmio Frei Caneca de Ativismo pela Liberdade, que terá sua primeira edição durante o I Encontro Livres Nordeste.

Os líderes de projetos que desejarem concorrer deverão fazer a inscrição pelo formulário, com ações que ocorreram entre 1° janeiro de 2021 e 15 de abril de 2022. Entre os concorrentes, cinco serão selecionados e terão 10min para apresentação ao público no evento. As inscrições para o prêmio vão até 1º de maio. A data de publicação da aprovação dos trabalhos para apresentação será 10 de maio.

Confira mais detalhes e inscreva seu projeto no Prêmio Frei Caneca de Ativismo pela Liberdade.

Programação

SÁBADO – 21/05

9h – Credenciamento + coffee break

10h às 10h30 – Boas vindas / Desafios do Livres no Nordeste, com Magno Karl

10h30 às 12h – Aquário NORDESTE

Dinâmica para ouvir críticas e sugestões de associados na região.

12h às 14h – Pausa para almoço

14h às 15h – Pólis Livres

Bate-papo com a Bancada da Liberdade e associados.

Confirmados: Priscila Krause (PE) e Daniel Coelho (PE). Mais mandatários serão confirmados em breve.

15h às 15h30 – Liberalismo na prática: ferramentas para aumentar engajamento em ações e projetos, com Karla Falcão

15h30 às 17h – Hackathon da Liberdade

Dinâmica em que os associados vão discutir ideias para ações simultâneas em todos os estados do Nordeste e escolher um projeto-chave como meta regional para 2022.

20h
Boteco liberal (local a definir)

DOMINGO – 22/05

9h30 às 11h30Simpósio Ativismo pela Liberdade no Nordeste, mediado por Josias de Paula

Apresentação de cinco projetos concorrentes do prêmio Frei Caneca de Ativismo pela Liberdade, que serão avaliados por banca examinadora formada por três coordenadores do Livres e dois convidados de organizações parceiras. Os responsáveis pelos projetos terão 10 minutos para apresentar seus trabalhos. Todo o tempo restante será usado para interação com o público.

11h30 às 12h – Prêmio Frei Caneca de Ativismo pela Liberdade, apresentado por Magno Karl

Os três projetos de associados mais bem avaliados pela banca examinadora serão premiados:

1º lugar: Viagem para participar do evento em celebração aos 28 anos do Plano Real em São Paulo em julho; Quixote no Planalto, de Marcílio Marques Moreira, e A Descoberta da Liberdade, de Sérgio Werlang, ambos autografados pelos autores; um ano de gratuidade na associação.

2º lugar: Quixote no Planalto, de Marcílio Marques Moreira, e A Descoberta da Liberdade, de Sérgio Werlang, ambos autografados pelos autores; um ano de gratuidade na associação.

3º lugar:  A Descoberta da Liberdade, de Sérgio Werlang, autografado pelo autor.

Inscrições

O evento é exclusivo para associados Livres. Inscreva-se para o I Encontro Livres Nordeste.