5 liberais abolicionistas que você precisa conhecer

May 13, 2019

Inúmeras pessoas dedicaram suas vidas e tornaram-se símbolo da luta abolicionista no Brasil. Uma luta por liberdade contra as raízes da escravidão. Relembramos alguns liberais do passado que contribuíram para um Brasil mais livre – e que nos inspiram até hoje nesta luta.

1. Luiz Gama (1830-1882)

Advogado autodidatata que libertou nos tribunais centenas de escravos. Negro e nascido livre na Bahia, foi vendido pelo próprio pai como escravo e só conseguiu a alforria muitos anos depois. Liberal, jornalista e poeta, escreveu como poucos sobre a liberdade e enfrentou os abusos contra os negros em todas as frentes possíveis. Denunciou juízes corruptos, apontou políticos hipócritas e conseguiu alforriar centenas.
Leia nosso Pequeno Guia Introdutório Sobre Luiz Gama aqui.

2. Maria Firmina dos Reis (1825-1917)

Mulher, negra e livre. A maranhense Maria Firmina dos Reis foi tudo isso e muito mais – escreveu o primeiro romance abolicionista do Brasil, Úrsula (1859), e fundou uma escola para crianças pobres, onde deu aulas gratuitas. Tornou-se professora de primário ao ser a primeira mulher aprovada num concurso para o cargo no Maranhão – e sustentava-se com o próprio salário numa época em que as mulheres não podiam sequer votar e o Brasil vivia sob o atraso terrível da escravidão.
Leia mais sobre Maria Firmina em reportagem da revista CULT aqui.

3. Dragão do Mar (1839-1914)

O Ceará foi a primeira província brasileira a abolir a escravidão e tinha alguns dos maiores grupos abolicionistas da época. O jangadeiro Francisco José do Nascimento – conhecido como Dragão do Mar, era membro de um deles. Em 1881, Francisco liderou uma paralisação de jangadeiros, que se recusaram a transportar escravos para os navios negreiros e impediram o tráfico de pessoas por vários dias. Sua jangada ficou famosa também pelo nome emblemático: Liberdade. 
Leia mais sobre Francisco José no site do Instituto Dragão do Mar aqui.

4. Maria Tomásia Figueira de Lima (1826-1902)

As “sociedade de senhoras abolicionistas” juntavam mulheres de todas as esferas sociais para discutir a liberdade e torná-la realidade. Elas coordenavam pagamento de alforrias com os próprios escravos e conseguiam doações para esses pagamentos. A cearense Maria Tomásia Figueira Lima foi uma das mulheres que levaram o abolicionismo para a prática. Conseguiu doações até mesmo de D. Pedro II para a compra de alforrias. Ajudou a libertar milhares de escravos em todo o Brasil.
Leia mais sobre Maria Tomásia no livro Dicionário da Escravidão aqui.

5. Joaquim Nabuco (1849-1910)

O liberal pernambucano conseguiu até o apoio do papa – literalmente – para a causa. Nabuco foi um dos maiores intelectuais brasileiros de sua época e usou o prestígio e riqueza da sua família para a campanha contra a escravidão. Impulsionou a causa abolicionista/liberal como poucos. Circulou nos salões da Europa buscando apoio para a abolição no Brasil e atuou nas periferias do Recife atendendo quem mais precisava.
Leia panfleto O Abolicionismo, escrito por Joaquim Nabuco e disponível para download gratuito aqui.