Felipe Rigoni lança programa de neutralização de emissões na COP28, em Dubai

December 4, 2023

Sustentabilidade

O estado do Espírito Santo, representado pelo governador Renato Casagrande e pelo secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, apresentou um ambicioso programa de neutralização de emissões na COP28, realizada em Dubai. A iniciativa visa uma transição significativa de combustíveis fósseis para biocombustíveis na frota pública, marcando um passo crucial em direção à sustentabilidade ambiental.

O anúncio foi feito durante um evento promovido pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) durante a COP28. O governador Renato Casagrande destacou o compromisso do estado em adotar medidas concretas para mitigar as mudanças climáticas e reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Plano Estadual de Descarbonização e Neutralização de GEE

O programa, intitulado “Plano Estadual de Descarbonização e Neutralização de Gases de Efeito Estufa,” faz parte da estratégia de mitigação do Programa Capixaba de Mudanças Climáticas. Este plano estabelece políticas, diretrizes e estratégias para neutralizar as emissões de GEE no Espírito Santo até 2050, demonstrando um compromisso de longo prazo com a sustentabilidade ambiental.

O documento do plano está disponível para consulta pública por um período de 30 dias, permitindo a participação da população na construção dessas importantes diretrizes.

Redução Significativa de Emissões

Com a transição da frota estadual para biocombustíveis, o governo do Espírito Santo estima uma redução de 13.200 toneladas de gás carbônico por ano. Isso é possível ao abandonar anualmente o consumo de 8 milhões de litros de combustíveis fósseis. Essa decisão inovadora abrange veículos da administração pública estadual, autarquias, fundações e até mesmo contratações de serviços terceirizados.

Liderança de Felipe Rigoni na Iniciativa

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, desempenhou um papel fundamental na concepção e implementação desse programa. Sua liderança exemplar destaca o comprometimento da Bancada da Liberdade com a promoção de políticas públicas inovadoras e sustentáveis.

O Espírito Santo se destaca como o primeiro estado brasileiro a adotar uma decisão tão ousada de ter sua frota pública movida 100% a biocombustíveis. Essa iniciativa pioneira não apenas reduzirá as emissões prejudiciais, mas também servirá como inspiração para outros estados brasileiros em sua busca por soluções sustentáveis. O Livres parabeniza o governador Renato Casagrande, o secretário Felipe Rigoni e toda a equipe envolvida nesse projeto inovador que coloca o Espírito Santo na vanguarda da sustentabilidade no Brasil.

Acompanhe o trabalho de Felipe Rigoni em suas redes sociais.