Qual a importância do profissional em gestão para o desenvolvimento do Esporte no Brasil?, por Rafael Resende

August 14, 2018

O mundo esportivo brasileiro já girou unicamente ao redor do futebol. Com o aumento de infraestrutura e popularização de outros esportes, esse fato vem mudando exponencialmente. Todos os dias novos mundos se abrem no esporte e com eles nascem oportunidades únicas.

No entanto, mesmo com tantas chances e grande capital rodando nesse meio, o mercado esportivo carece de profissionais plenamente capacitados para atuar fora dos holofotes. Infelizmente, essa carência pode se refletir em muitos escores esportivos. Nesse cenário, mais do que nunca, há grande demanda por gestores desportivos capacitados e prontos para levarem o esporte para o próximo nível.

Um profissional de gestão esportiva é, essencialmente, um administrador especializado em esporte e seus meios. Ele deve ter grande noção de direito, gestão e marketing. Um gestor pode atuar como dono de academias/escolinhas, organizador de competições, diretor de clubes, consultor de marketing e direito desportivo, gestor de carreiras, etc.

Independente de onde atuar, o bom administrador esportivo também é um bom gestor de pessoas. Principalmente nessa área que envolve tanto dinheiro, marcas e atletas famosos. Para ser um bom gestor de pessoas, deve-se conhecer bem a equipe de trabalho, confiar nela, dar feedbacks construtivos, saber ouvir, etc.

Outra tarefa inerente ao cargo é a captação de recursos. O bom gestor deve traduzir o entretenimento do esporte em cifras para a sua empresa. Isso pode ser feito através de sediamento de competições, patrocínio em uniforme, ingressos, camisetas, produtos licenciados, leis de incentivo, etc.

Qualquer relação esportiva profissional abriga muitos interesses. Dessa forma, o gestor moderno deve ter conhecimento sobre direito desportivo para garantir tranquilidade e segurança ao seu cliente ou empresa. Essa área deve ser bem administrada pois é frequente o número de casos judiciais onde há conflitos e danos.

Portanto, em países mais desenvolvidos, o esporte já mostra todo o seu potencial quando bem administrado. A gestão especializada traz mais recursos, patrocínios, atletas, competições qualificadas, torcedores e etc. Nesse sentido, o sucesso de qualquer time passa diretamente pelas mãos do gestor desportivo competente.

Rafael Resende é empreendedor; Gestor Esportivo; líder Livres em Santa Branca/SP; e membro da Setorial de Cultura, Esporte e Lazer do Livres-SP.