Após 14 anos de PT, 1/3 dos jovens baianos nem estuda, nem trabalha

January 16, 2020

Em 2020, chegamos aos 14 anos de gerência petista no Governo do Estado da Bahia, a cargo de Rui Costa desde 2015. Fora da propaganda, não há muito o que comemorar.

Hoje, a Bahia apresenta um quadro de violência alarmante. Quatro das dez cidades mais violentas do país estão no estado, sendo Salvador a 5ª capital mais violenta do Brasil. As altas taxas de homicídio, o crescimento das facções e o aumento do sentimento de insegurança são latentes. A polícia, mal remunerada e, em alguns municípios, sem dinheiro nem pra gasolina da viatura, sofre com as péssimas condições de trabalho e com  as queixas por ser a terceira polícia que mais mata no Brasil.

Na área educacional, as Universidades Estaduais estão há anos com orçamentos congelados e o ensino básico é campeão em defasagem e abandono escolar entre adolescentes e jovens, além de colecionar baixíssima média de anos de estudo. Sem educação, nossos jovens também possuem baixa empregabilidade. Segundo o IBGE, 28,2% da população baiana entre 15 e 29 anos nem estuda nem trabalha.

Mas e a diversidade, tão apregoada nas campanhas publicitárias oficiais? Houve expressivo aumento na quantidade de casos de intolerância religiosa e racismo.

Na área da Saúde, a Bahia possui uma das piores redes de planejamento e regulação em saúde do país, conhecida popularmente como “regulação da morte”. Incapaz de enfrentar um debate sério sobre a qualidade dos serviços públicos, o Governo transforma UPA em Hospital e monta desesperadamente nas obras do Governo Federal com o objetivo de imprimir uma marca de gestão ineficiente.

Enquanto isso, a representação no Senado é de baixa qualidade, sendo os senadores da Bahia alinhados aos piores interesses no Brasil, como o apoio à eleição de Renan Calheiros e contra a Reforma da Previdência, a mais essencial das reformas de 2019.  Diga-se de passagem, um dos representantes, Ângelo Coronel, se tornou senador justamente em razão da velha política e da gastança durante seu período como presidente da Assembleia Legislativa do Estado.

A verdade é que se o marketing baiano é o melhor do mundo, o Governo do PT é uma de suas melhores peças de propaganda. Mas não passa disso.