Nota oficial do Livres sobre as Eleições 2022

October 4, 2022

Amar a liberdade dos outros

O Brasil foi às urnas no domingo para se pronunciar sobre um debate entre apenas dois participantes. Juntos, Lula e Bolsonaro receberam mais de 90% dos votos numa eleição com 11 candidatos. A exemplo do debate público brasileiro, nossa representação eleitoral foi esmagada pela polarização. Neste contexto turbulento da vida nacional, a razão de existir do Livres é ainda mais relevante: o nosso dever é cultivar o amor à liberdade dos outros.

Foi em nome dessa liberdade que 59 lideres certificados pelo nosso movimento aceitaram a dura missão de colocar seus nomes à disposição do eleitor para defender as bandeiras da democracia liberal, da economia de mercado e da sociedade aberta. Nas eleições, os 59 Líderes Livres conquistaram a confiança de mais de 4 milhões de brasileiros, 59% a mais do que a soma dos 42 líderes livres que foram candidatos em 2018. Temos enorme orgulho da coragem e da consistência de valores de cada um deles.

Apesar do crescimento do número total de votos conquistados pelos nossos líderes, o número de eleitos caiu vertiginosamente, fruto de circunstâncias políticas pontuais, mas também estruturais, que levou nosso campo a não responder suficientemente bem às perguntas que o eleitor nos trouxe neste ano. Como parece claro, os obstáculos para aqueles que estiveram fora dos campos que reuniram mais de 90% dos eleitores no voto presidencial eram imensos. O tamanho deste desafio nos faz ainda mais orgulhosos das conquistas de mandato dos nossos associados Alex Manente (deputado federal reeleito por São Paulo), Cibele Moura (deputada estadual reeleita por Alagoas) e Emerson Jarude (deputado estadual eleito pelo Acre).

A maior conquista, contudo, vem dos estados irmãos de Pernambuco e Paraíba, onde os líderes livres Priscila Krause e Pedro Cunha Lima disputam o segundo turno. Priscila é candidata a vice governadora de Pernambuco na chapa de Raquel Lyra. Pedro lidera a chapa na disputa ao governo da Paraíba. Suas campanhas propositivas, baseadas na geração de oportunidades pra quem mais precisa, na melhoria do ambiente de negócios pra quem gera emprego e no respeito a quem pensa diferente, são enorme fonte de inspiração para a construção de um pólo político que seja capaz de libertar o Brasil da polarização que hoje nos aprisiona.

Neste sentido, reafirmamos com firmeza a importância do nosso trabalho orientado para o longo prazo. Construímos uma comunidade de líderes e associados baseada em valores compartilhados de amor à liberdade alheia, onde o pensamento divergente gera diálogo, não demonização. Com apoio do nosso Conselho Acadêmico, contribuímos com a qualificação do debate através do nosso Caderno de Políticas Públicas, que continuará norteando as nossas atividades neste e nos próximos anos. Em um tempo marcado pelo ódio, nosso dever máximo é seguir semeando o amor à liberdade, mesmo quando a vontade dos eleitores aponta para caminhos diferentes do que desejamos.