Meio Ambiente e Responsabilidade Fiscal devem ser aliados

November 16, 2021

Nota Técnica

Eventos climáticos extremos, como ondas de calor, alagamentos e incêndios florestais causam danos econômicos e sociais, forçando o deslocamento de milhares de pessoas em todo o mundo. Os países em desenvolvimento são os mais vulneráveis aos efeitos sócio-ambientais das mudanças climáticas, causadas pela emissão de combustíveis fósseis pela ação humana.

Não à toa, a pauta do desenvolvimento sustentável tem avançado pelo planeta. No Brasil, contudo, o debate ainda está muito dominado pela lógica do “tudo ou nada”, como se a preservação do meio ambiente fosse necessariamente antagônica aos ganhos econômicos.

Nesse contexto, surgiu o debate acerca dos créditos de carbono com o Projeto de Lei Nº 2.148/2015, que estabelece redução de tributos para produtos adequados à economia verde de baixo carbono. A este projeto de lei foram apensados outros projetos, entre eles, o PL 290/2020 e o PL 528/2021. Como consequência, há ideias boas e ideias ruins no que concerne às melhores práticas de proteção ambiental e desenvolvimento sustentável.

Confira a nota técnica do Livres sobre o tema clicando no botão Download acima.

Faça download

Download ícone NT016_2021_Mercado-de-Carbono.pdf Fazer download