fbpx
Documento oficial produzido pelo Livres, movimento liberal suprapartidário que desenvolve lideranças, projetos de impacto social e curadoria de políticas públicas em defesa da liberdade por inteiro e para todos.

Siga nas redes sociais

Faça download do ebook


O movimento Livres vê com preocupação a situação brasileira diante dos desafios que a realidade nos impõe. A pandemia da COVID-19 causou, e ainda vai causar, fortes impactos no sistema de saúde, na economia e na população mais vulnerável, como vem ocorrendo no mundo todo.

Os alertas da comunidade médica e da OMS, além da previsão do próprio Ministério da Saúde, são claros. Com potencial de transmissão em progressão geométrica, a explosão simultânea de casos levará ao colapso do nosso sistema de saúde e a uma tragédia humanitária com grande número de mortos. 

Desde a nossa fundação, o Livres  se notabilizou pela defesa das liberdades individuais, do livre comércio, do livre pensar e da cooperação voluntária entre indivíduos de todo mundo em favor da igualdade de oportunidades e de mais prosperidade. É com muita responsabilidade que nos dirigimos hoje aos associados e colaboradores do movimento e à sociedade brasileira para propor 8 eixos de ação que podem ser úteis para o combate à epidemia e as possíveis consequências de sua propagação pelo território nacional:

  • Quarentena com prazos de reavaliação;
  • Saúde solidária;
  • Bolsa Família Emergencial;
  • Crédito especial para micro e pequenas empresas;
  • Liquidação do FGTS;
  • Redução de privilégios;
  • Vigilância contra retrocessos;
  • Sociedade Ativa;

Neste documento, o Livres apresenta nossa visão sobre quais deveriam ser os grandes eixos de trabalho no combate à pandemia. Buscamos unir sensibilidade social e responsabilidade fiscal para enfrentar os desafios imediatos sem comprometer os sonhos futuros.

Não temos respostas prontas. Seguiremos debatendo ao longo das próximas semanas. Nosso intuito é contribuir para que a sociedade brasileira possa qualificar o diálogo em busca de soluções para este momento crítico da vida nacional.