Apoiar a qualificação das mulheres para vencer a disparidade de gênero

March 16, 2022

Estudo

Apesar de diversos avanços femininos no mercado de trabalho, as mulheres ainda estão amplamente sub-representadas em cargos de liderança e conselhos corporativos no Brasil. A proporção de mulheres em cargos de liderança no país é 25%, de acordo com um estudo realizado pela Grant Thornton em 2019. Já a proporção de mulheres ocupando assentos de conselhos administrativos é 8,6%, de acordo com levantamento feito pela Deloitte.

O número de mulheres em conselhos é importante para entendermos a proporção delas que consegue atingir o topo de uma carreira específica. Além disso, com poucas mulheres nesse topo, a baixa representatividade não cria incentivos para novas ingressantes naquela indústria ou carreira.

Esse cenário cria desperdício de potencial humano, implicando perdas reais de produtividade, com grande custo de oportunidade, diminuindo as opções finais disponíveis para toda a sociedade e, com isso, a liberdade de todos, especialmente das mulheres.

O problema existe. A partir desta constatação, o presente Estudo Livres se propõe a aprofundar as razões dessa disparidade e propor recomendações para a construção de soluções liberais compatíveis com os valores do Livres.

Leia o estudo na íntegra fazendo o download abaixo:

Faça download

Download ícone Estudo-Livres-01_2022_-Disparidade-de-Genero.pdf Fazer download