fbpx
Documento oficial produzido pelo Livres, movimento liberal suprapartidário que desenvolve lideranças, projetos de impacto social e curadoria de políticas públicas em defesa da liberdade por inteiro e para todos.

Siga nas redes sociais

Faça download do ebook


O Brasil é um dos países mais fechados do mundo para o comércio internacional. De acordo com a OMC, a tarifa média brasileira em 2020 é 13,3%, para bens industriais é de 13,8%. Essa taxa é uma das mais altas entre países emergentes e ricos de economia similar.¹ Esse quadro é resultado de um longo histórico de protecionismo e programas mal desenhados de incentivo à indústria nacional, sem metas ou contrapartidas. Além de não surtir o efeito desejado, essas medidas reduziram nossa produtividade, atrasaram reformas e tendem a pressionar a inflação para cima.

Desse modo, o Brasil acabou ficando sistematicamente fora das melhores conquistas da globalização, levando mais tempo que outros países para alcançar as inovações produzidas no mundo e condenando a maioria dos brasileiros a se manterem distantes do progresso.

Diante deste quadro, o Livres produziu uma nota técnica sobre o tema. Confira na íntegra clicando no botão Download acima.