Reforma Administrativa: para uma modernização do funcionalismo público

November 30, 2022

O serviço público brasileiro está atrasado e em descompasso com a realidade contemporânea. O Estado é ineficiente, gerador de desigualdades e não atende aos anseios da população carente usuária dos serviços mais básicos. Ao contrário. O serviço público mais próximo de bons indicadores de qualidade atendem à população de classe média alta, como é o caso das Universidades Públicas, Institutos Federais e o sistema de alta complexidade do SUS (em geral acessível por vias judiciais).

Tendo esse panorama histórico, há mais de duas décadas se discute a necessidade de uma reforma administrativa que modernize o funcionalismo público; aumente sua produtividade e eficiência; corte disfunções e privilégios; e adote as premissas de uma administração gerencial moderna. 

Confira abaixo uma linha do tempo das nossas ações pela Reforma Administrativa:

2019

Entendendo estabilidade das carreiras do funcionalismo

Em outubro de 2019, o jornalista Mano Ferreira, diretor de comunicação do Livres, conversou com a vereadora  e especialista em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, Marcela Trópia sobre a estabilidade das carreiras do funcionalismo. Assista:

2020

Membro da Bancada da Liberdade é eleito presidente da Frente Parlamentar

Em fevereiro de 2020, o deputado federal e membro da Bancada da Liberdade Tiago Mitraud (Novo) foi eleito presidente da Frente Parlamentar da Reforma Administrativa. Desta forma, Mitraud pode conduzir grupos de trabalho, estudos e diversos debates no Congresso acerca do tema. EA opera em 4 eixos centrais:

1. Redução das distorções
2. Modernização dos Processos de Gestão de Pessoas
3. Segurança Jurídica
4. Modernização da Gestão Organizacional

Livres promoveu café da manhã com parlamentares

Em março de 2020, o Livres realizou um café da manhã na Câmara dos Deputados para tratar da Reforma Administrativa. O evento teve como expositores o professor de direito administrativo Marçal Justen, o secretário especial de desburocratização Paulo Uebel e o diretor executivo do Livres Paulo Gontijo. Além disso, contou com a presença de deputados, assessores, imprensa e profissionais de relações institucionais e governamentais.

Webinar sobre Reforma Administrativa no Congresso Nacional

Em setembro do mesmo ano, o Livres realizou um webinar para associados sobre os bastidores da Reforma Administrativa no Congresso Nacional. Tiago Mitraud participou de maneira remota por conta da pandemia da Covid-19.