Minissérie Brasil Invertebrado traz respostas para problemas do nosso país

October 14, 2022

Informa

Pensando nos problemas que são enfrentados no nosso país, como fome, desigualdade, desemprego e inflação, o Livres lançou durante o período eleitoral uma minissérie para promover soluções liberais.

Intitulada Brasil Invertebrado, nome em referência à obra do filósofo liberal José Ortega y Gasset que trata sobre o clima polarizado na Espanha de 1917, a série contém seis episódios. Apresentados pelo jornalista Gustavo Gobbi, os capítulos tem a participação de especialistas como a economista Elena Landau; o ex-presidente do Banco Central e idealizador do Plano Real, Persio Arida; o pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (FGV), Samuel Pessôa; o doutor em Direito Processual e consultor jurídico do Livres Irapuã Santana, entre outros.

Confira abaixo cada episódio:

Episódio 1 – Por que a política brasileira é tão ruim?

Este é o primeiro episódio, que reúne os economistas Persio Arida, Elena Landau e Deborah Bizarria, além do cientista político Magno Karl, diretor executivo do movimento.

O capítulo explica a dinâmica do Congresso Nacional, o modelo da nossa Constituição, representatividade, governança dos partidos, Fundo Eleitoral, funcionamento do Estado e a importância da Reforma Administrativa.

Episódio 2 – Por que está tudo tão caro?

O segundo episódio da minissérie traz os economistas Persio Arida, Samuel Pessôa e Vinicius Botelho apresentando soluções para a atual inflação do país.

O vídeo volta às raízes do problema, investigando o fenômeno nos anos 90, de olho nas soluções para um futuro livre da inflação e suas piores consequências: a miséria e a fome.

Episódio 3 – Como combater o desemprego?

O melhor programa social que existe é o emprego. Neste episódio, explicamos a burocracia enraizada no Estado brasileiro, que não permite que os brasileiros prosperem e condena gerações à pobreza.

Participam deste capítulo as especialistas Sandra Rios, diretora do CINDES – Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento e presidente do Conselho Acadêmico do Livres, e Cecília Machado, economista-chefe do Banco BOCOM BBM e professora da EPGE – Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV).

Episódio 4 – Por que o Brasil é tão violento?

A violência no Brasil muitas vezes é discutida em termos simplistas, mas o cenário é muito mais complexo do que se imagina. Afinal, por que assassinato, assalto, furto, tiroteio, milícia, armamento e palavras como essas são tão comuns no cotidiano de tantos brasileiros? E como sair desse buraco que não parece ter fundo?

Este episódio contou com a participação de Leandro Piquet, especialista em segurança pública e doutor em Ciência Política, e Irapuã Santana, doutor e mestre em Direito Processual pela UERJ.

Episódio 5 – Como melhorar a educação pública?

Metade das crianças brasileiras não sabiam ler direito antes da pandemia do coronavírus. Depois dela, a situação ficou pior, ainda mais entre os estudantes de escolas públicas. Como mudar a educação atual para que seja uma solução e não um problema em nosso país?

Participam desse episódio André Portela, PhD em Economia pela Cornell University e professor da Escola de Economia de São Paulo da FGV, e Deborah Bizarria, economista e coordenadora de políticas públicas do Livres.

Episódio 6 – Como recuperar o meio ambiente?

Queimadas, desmatamento, crime organizado. O debate ambiental no Brasil está focado, além da preservação do que sobrevive à destruição, na recuperação do que perdemos. Uma das soluções está num termo ainda pouco conhecido: mercado de carbono.

O último episódio da minissérie conta com a participação dos especialistas Natalie Unterstell, diretora do think tank Talanoa, dedicado às políticas de mudança do clima no Brasil, e o diretor executivo do Livres Magno Karl.