Vereadora Marcela Trópia fiscaliza escolas em Belo Horizonte para volta às aulas

July 30, 2021

Atuação Parlamentar

A vereadora Marcela Trópia, mandatária Livres e presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Belo Horizonte, realizou três visitas técnicas a escolas da rede municipal nesta semana: EM Monsenhor João Rodrigues de Oliveira, no Bairro São Geraldo, a EM Emídio Berutto, no Santa Inês, e a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) do bairro Goiânia.

O objetivo das visitas é fiscalizar se os protocolos de segurança foram implementados na escola, além de conversar com as equipes pedagógicas sobre a experiência das primeiras reaberturas.

“As escolas estão muito bem equipadas para receber os alunos. Todas elas tiveram as devidas adequações da sala de aula, janelas, separação de carteiras, isolamento de banheiros, de pias e bebedouros, dispensa de álcool, EPI, máscara. Tudo isso está muito bem feito”, destaca Marcela.

Segundo a vereadora, as famílias de alunos da rede pública têm confiado na segurança. “A gente não tinha dados de adesão da volta às aulas presenciais da rede pública, tinha só da rede privada de 70%. Conversando com as diretoras das escolas da rede municipal que visitamos, vimos que as escolas têm tido adesão de 70% a 90% das famílias, e que esse número tem aumentado gradativamente depois que elas viram os protocolos funcionando na prática”.

As atividades escolares presenciais em BH ficaram suspensas por 404 dias, e só voltaram a acontecer no dia 26 de abril de 2021 para as creches e o ensino infantil até os 5 anos. Demorou três meses até que o prefeito Alexandre Kalil, no último dia 22, ampliasse a reabertura até o ensino médio. As faculdades seguem com as atividades presenciais suspensas.