Vereadora Janaína Lima agora é Livres!

December 23, 2020

Institucional

A vereadora Janaína Lima (NOVO-SP), reeleita em 2020 com 30.931 votos para a Câmara Municipal de São Paulo, é a mais nova membro da nossa Bancada da Liberdade.

Janaína é advogada, especialista em direito público, com extensão em Liderança Executiva em Primeira Infância em Harvard (EUA) e no Internacional Program for Public Leaders pela Johns Hopkins (EUA). É membro da Global Shapers Community, rede do Fórum Econômico Mundial, líder Raps desde 2015 e membro da Rede Juntos, da Comunitas. Janaína defende o empreendedorismo, políticas de 1ª infância e engajamento cidadão através de um mandato público limpo, eficiente e transparente.

Em seu primeiro mandato, Janaína economizou R$ 4.3 milhões em privilégios e criou o primeiro gabinete coworking do mundo. O Fórum dos Empreendedores de São Paulo é um exemplo concreto de sua contribuição para o empreendedorismo na cidade de São Paulo. Lançado em 2019, e institucionalizado pela Resolução nº 4, o Fórum foi idealizado por Janaína com o objetivo de tirar o Brasil da 150º posição no ranking de liberdade econômica.

Ela também é autora da Lei nº 16.944 de 2018, que institui aulas de educação financeira e empreendedorismo nas escolas municipais, e do Projeto de Lei (PL) 29/2017, para possibilitar ao empreendedor abrir uma empresa em apenas 72 horas, processo que levava em média 80 dias quando o projeto foi protocolado.

O Plano Municipal pela Primeira Infância nasceu de um Projeto de Lei da Janaína Lima, sancionado em 2018, tornando-se a Lei n. 16710/2017, que estabelece diretrizes para elaboração de políticas públicas para a Primeira Infância, contemplando ações nas áreas da Educação, Saúde, Assistência Social e Cultura e Lazer para beneficiar crianças de 0 a 6 anos de São Paulo. Desde então, já foram criadas 50 mil vagas em creches de São Paulo.

Com o ingresso de Janaína na Bancada da Liberdade, agora o Livres está representado na Câmara Municipal de São Paulo por 2 vereadoras. Sua companheira de bancada, Cris Monteiro, integra o quadro do Livres desde 2018. Temos plena confiança que essa dupla trará muitos avanços para a cidade de São Paulo.

Seja muito bem-vinda, Janaína!