Um pequeno guia sobre Antonieta de Barros

March 28, 2022

Liberalismo

Quem foi Antonieta de Barros?

Filha de ex-escravos, Antonieta de Barros nasceu em 11 de junho de 1901 em Desterro, como era chamada Florianópolis (SC), pouco antes do falecimento de seu pai. A paixão de Antonieta pela educação começou em um dos empregos da mãe, lavadeira na casa do político Vidal Ramos, que ajudou em sua alfabetização aos 5 anos de idade. Em 1922, iniciou seu sonho de transformar a vida de outras pessoas através da educação com a inauguração do Curso Particular de Alfabetização Antonieta de Barros.

Por que ela é relevante?

Em 1925, começou a se tornar conhecida ao participar da formação do Centro Catarinense de Letras (CCL), do qual se tornou membro da diretoria. Foi nessa época que ela, com o pseudônimo de Maria da Ilha, fundou o jornal A Semana.

Crítica da gestão da educação no estado durante o governo de Irineu Bornhausen, a educadora resolveu se candidatar a uma cadeira na Assembleia Legislativa pelo Partido Liberal Catarinense, em 1934, apenas dois anos após a legalização do voto feminino no Brasil.

Dito e feito. Primeira deputada negra da história do Brasil, Antonieta atuou por melhorias na educação popular, a amplificação da alfabetização e da profissionalização local. Apesar dos compromissos na Comissão de Educação e Justiça, a qual era membro, a educadora continuou dando aulas e escrevendo em jornais locais.

Uma de suas conquistas mais simbólicas foi a instituição do Dia do Professor no estado de Santa Catarina, através da lei nº 145/1948. Vinte anos depois, em outubro de 1963, a lei se tornava nacional. É graças a Antonieta que celebramos a data todo dia 15 de outubro.

“Educar é ensinar os outros a viver; é iluminar caminhos alheios; é amparar debilitados, transformando-os em fortes; é mostrar as veredas, apontar as escaladas, possibilitando avançar, sem muletas e sem tropeços; é transportar às almas que o Senhor nos confiar à força insuperável da Fé”, disse Antonieta em um de seus discursos no Congresso.

Saiba mais sobre Antonieta de Barros

  • Livro: Farrapos de Ideias, uma coletânea dos principais artigos de Antonieta, cujo lucro da primeira edição foi doado para a construção de uma escola para leprosos, a maioria internados no leprosário Colônia Santa Tereza.
  • Livro: Antonieta de Barros: professora, escritora, jornalista, primeira deputada catarinense e negra do Brasil, da professora Jeruse Romão.