Teresópolis é a terceira cidade que mais gera empregos no Rio de Janeiro

January 23, 2019

Teresópolis é a terceira cidade que mais gera empregos no Rio de Janeiro. Essa notícia fantástica é fruto de um grande esforço de recuperação da cidade.

Associado do Livres, Vinicius Claussen tornou-se prefeito de Teresópolis em julho do ano passado, vencendo uma eleição suplementar após um período de grande turbulência. A cidade chegou a ter 7 prefeitos em 7 anos, enfrentando seguidos escândalos de corrupção.

Ao tomar posse, Claussen encontrou um verdadeiro caos administrativo. Não havia previsão orçamentária para pagamento de salários a partir de outubro, além de uma herança de débitos de anos anteriores. Os antecessores já haviam gasto, no primeiro semestre, 78% do orçamento para 2018. Mesmo assim, Vinicius chegou ao fim do ano conseguindo pagar o 13º salário aos servidores públicos pela primeira vez em 3 anos.

Foi necessário muito trabalho. As medidas saneadoras ocorreram em três frentes. A primeira passou pelo aumento da arrecadação através da campanha de refinanciamento de débitos ‘Fique OK com Teresópolis’ e da aprovação do Programa de Regularização de Edificações Consolidadas.

A segunda frente foi um expressivo corte de despesas. A redução do número de secretarias de 22 para 17, o corte de 10% de cargos comissionados, o recadastramento e readequação do Programa Operação Trabalho (POT) e redução do horário de atendimento ao público para 12h às 18h, diminuindo despesas com luz, água, telefone e materiais de escritório, foram algumas das ações que ajudaram a melhorar as contas públicas. A Prefeitura também modernizou e ampliou a transparência dos processos licitatórios, através de transmissões ao vivo pelo YouTube, o que também levou a diminuição dos preços de alguns contratos.

A terceira frente de atuação buscou melhorar a relação com a iniciativa privada e oxigenar o ambiente de negócios na cidade, para atrair empresas e gerar empregos. Uma delas foi implantar uma delegacia da Junta Comercial na Cidade para possibilitar a emissão de alvará em 48 horas, simplificando a vida do empreendedor. Está em preparação, para 2019, a aprovação de uma Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Todas as ações que ajudaram a reverter um quadro preparado para o caos foram realizadas sem aumentar a carga tributária, apenas buscando melhorar a qualidade da gestão e diminuindo desperdícios.

Os frutos estão começando a aparecer com a geração de empregos. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, publicados com destaque no Jornal Extra, no último dia 23 de janeiro, mostram que Teresópolis foi o terceiro município do Rio de Janeiro que mais gerou empregos em 2018.

Teresópolis gerou 1.643 novas vagas de trabalho durante o ano, atrás apenas de Volta Redonda (2.295) e São João da Barra (1.680). O que deixa esses números ainda mais significativos é o fato de Volta Redonda ser um pólo industrial consolidado e São João da Barra ter o Porto do Açu, que atende ao setor petroleiro.

“Esses números mostram que essa gestão recuperou a credibilidade de Teresópolis junto ao mercado, atraindo assim novos investimentos para cidade. O Prefeito estabeleceu prioridade nas ações de desburocratização, visando atrair novos negócios e mais oportunidades para população,” explicou o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Vinicius Oberg, também associado do Livres.

Este ano, o ritmo de crescimento da economia de Teresópolis continua firme. Segundo o coordenador de Trabalho da pasta, Cleiton Pimentel, a previsão é de que a oferta de emprego no município continue em alta. “A expectativa é que esse número aumente ainda mais nos próximos meses com a abertura de novos empreendimentos educacionais de ensino superior, comércio e prestação de serviços, construção civil e no ramo da hotelaria”, relatou Cleiton.

Para o secretário de Trabalho e Emprego, Vinicius Oberg, o aumento reflete também a proatividade dos funcionários do SINE na busca de vagas junto às empresas do município e na melhoria da interação entre empregador e candidato.