Sob gestão de Caio Cunha, Mogi das Cruzes promove workshops para o uso de tecnologias na transparência de dados

March 17, 2023

Ciência e Tecnologia

O Open Data Day – o Dia de Dados Abertos promoveu mais dois ciclos de palestras e oficinas nesta segunda e terça-feira (6 e 7/03), com mais de 250 participantes. A ação abordou os temas “Inteligência Artificial, Dados Abertos e Cidade Inteligente” e foi realizada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Transparência e Dados Abertos.

O evento realizou uma série de atividades para disseminar o uso de tecnologias e dados abertos para tornar a cidade mais inteligente. Voltado para toda a sociedade civil e servidores públicos da rede, os participantes se inscreveram gratuitamente de maneira online.

A conferência contou com a presença da vice-prefeita de Mogi das Cruzes, Priscila Yamagami, que reforçou o comprometimento da gestão em realizar um governo aberto com livre acesso a dados. “O governo, seja o executivo ou legislativo, não consegue fazer políticas públicas sem a participação popular. É muito importante abrir os dados do governo para aproximar a população, por meio da transparência da Lei da Acesso à Informação. Uma gestão sem a sociedade cocriando políticas públicas, sem a comunidade junto, não faz nenhum sentido”, conclui Yamagami.

A ação promoveu o uso de dados para combate ao crime e também uma oficina de Python – sistema de programação para criação de sites, aplicativos, análise de dados, entre outras atividades, com licença para uso público.

Para o secretário municipal de Transparência e Dados Abertos, Severino Netto, as atividades de formação foram uma grande realização para a pasta. “A Prefeitura de Mogi das Cruzes tem um compromisso em criar uma comunidade de cidadãos interessados em pautas como Transparência e Dados Abertos, e o Open Data Day nos mostrou que existem mogianos interessados em tornar as informações do Poder Público mais acessíveis para todos. É por meio dessa confluência entre cidadãos e Prefeitura que vamos fazer a Administração Pública mais transparente e a cidade mais inteligente”, afirma Netto.

Este é um movimento mundial, em que todos se propõem a debater e promover o uso de dados abertos. O objetivo é transmitir informações e conhecimento sobre dados, ferramentas de análise e Lei de Acesso à Informação.

Foram oferecidas quatro oficinas exclusivas para servidores. O encontro “Como a Desinformação e as Fake News impactam as Políticas Públicas”, com o pesquisador e mestrando em Administração Pública e Governo (FGV EAESP), MBA em Data Science & Analytcs (USP ESALQ) e Bacharel em Gestão de Políticas Públicas (USP EACH), Ergon Cugler de Moraes Silva, teve o objetivo de refletir sobre papel do serviço público para romper ciclos de desinformação e câmaras de eco, ao buscar fortalecer o alinhamento entre gestão pública e sociedade. 

A “Oficina Agentes de Governo Aberto: inovando no setor público”, com Leandro Ogalha – publicitário e pós graduado em planejamento estratégico, fundador e diretor executivo da Hyper Innovation – e Marcelo Oliveira – atual Diretor de Inovação da SBGC e professor de Pós-Graduação na UMC e da ESPM, que apresentaram os principais conceitos de inovação no setor público e guiaram os servidores em uma dinâmica de cocriação de novas soluções para a transparência da gestão pública municipal.

O tema “Dados Abertos e Desenvolvimento Sustentável”, foi abordado pelo atual chefe de departamento de Políticas Públicas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Fábio Tatsubô, que apresentou o case da Prefeitura de Santos para atingir as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), traçadas pela ONU, e como os Dados Abertos foram essenciais nesse processo – eliminando o excesso de planilhas, diminuindo os “ruídos na comunicação”, ao permitir uma leitura amistosa e transparente da realidade municipal.

O encontro “Simplificando a LGPD: protegendo dados pessoais na gestão pública”, com a especialista em Direitos Digitais e Telecomunicações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), e bacharel em Direito pela USP e pela Universidade de Lyon III (França), Camila Leite Contri, teve como intuito apresentar uma sistematização dos principais conceitos e direitos garantidos na LGPD, com foco especial no tratamento de dados pelo Poder Público.

Já as palestras de “Inteligência Artificial resolvendo desafios das cidades”, “Cocriando as cidades que queremos: uma abordagem prática de inovação”, “Cidade Inteligente: usando dados para melhorar a vida dos mogianos” e a oficina de “Python na Prática” foram abertas para toda a sociedade civil.

João Paulo Tavares, diretor de arquitetura de soluções e pré-vendas da Semantix, realizou o bate-papo sobre “Inteligência Artificial resolvendo desafios das cidades” e apresentou o que as mentes brilhantes dessa área estão desenvolvendo para impactar milhares de pessoas de forma positiva, para resolver problemas específicos de Mogi das Cruzes. 

O workshop “Cocriando as cidades que queremos: uma abordagem prática de inovação”, com Leandro Ogalha, publicitário e pós graduado em planejamento estratégico, fundador e diretor executivo da Hyper Innovation, ensinou como colocar seus projetos de inovação para funcionar, por meio de ferramentas práticas.

A palestra “Cidade Inteligente: usando dados para melhorar a vida dos mogianos”, contou com a colaboração das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Planejamento e Gestão Estratégica e Urbanismo. A ação apresentou a experiência de áreas que lidam com essas informações para o Planejamento Estratégico e o Desenvolvimento Econômico, além de ferramentas disponíveis para qualquer cidadão analisar e trabalhar dados sobre a cidade, como uma plataforma de georreferenciamento, e um Laboratório de Inovação em Governo Aberto.

A “Oficina: Python na Prática” foi oferecida pela equipe da Coordenadoria de Análises e Gestão de Dados (CODATA) da Prefeitura de Mogi das Cruzes, sob coordenação de Thiago Florêncio, ensinou na prática como construir um painel de dados (dashboard) utilizando uma das linguagens de programação mais populares entre analistas de dados ao redor do mundo.