Felipe Rigoni vai palestrar na Suíça ao lado de vencedora do Nobel da Paz

May 4, 2022

Atuação Parlamentar

O deputado federal Felipe Rigoni, membro da Bancada da Liberdade pelo Espírito Santo, é o único brasileiro convidado para palestrar no maior evento de lideranças do mundo, o St Gallen Symposium, na Suiça. Primeiro parlamentar cego da história do Brasil, Rigoni vai debater sobre a importância da utilização de dados na elaboração de políticas públicas, como forma de redução das desigualdades. O encontro acontece entre os dias 5 e 6 de maio.

Entre os participantes estão o presidente da Suíça, Ignazio Cassis, a vencedora do Nobel da Paz, Maria Ressa, o CEO da Shell, Ben van Beurden e a ex-presidente da Croácia, Kolinda Grabar-Kitarović. O Simpósio também conta com a presença de membros do parlamento Austríaco, Ucraniano, Francês e diversos outros países.

“Fico honrado por ter sido chamado. É muito importante compartilhar experiências do que já fizemos e aprender com os principais nomes do mundo. Não dá pra resolver problemas reais sem dados, apenas com chutes. Só conseguimos fazer políticas públicas do jeito certo, focalizada em quem precisa, com evidências concretas”.

Na Câmara dos Deputados, Rigoni foi relator do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o principal mecanismo de financiamento do país. O texto foi construído com uma série de evidências e exemplos do que já deu certo. Outro projeto de grande importância relatado pelo parlamentar é o PL de Governo Digital, responsável por transformar e desburocratizar o acesso aos serviços públicos no Brasil.

“A desigualdade só pode ser combatida com políticas eficientes. Não se pode mais negligenciar esse problema. Precisamos somar esforços, analisar os dados, ver o que vem dando certo e praticar. No Espírito Santo, por exemplo, cerca de 390 mil capixabas estão na linha da extrema pobreza. É hora de resolver essa questão”.

O evento

O St. Gallen Symposium é a organização e plataforma mais relevante do mundo para diálogo e colaboração entre gerações.

O simpósio reúne líderes de hoje e de amanhã de negócios, política, ciência e sociedade civil para promover o entendimento mútuo e a ação conjunta dos desafios mundiais e oportunidades mais urgentes. Ao todo, a comunidade global compreende mais de 400 empresas e instituições e mais de 300 universidades.