Qual será o destino eleitoral do Livres?

April 16, 2018

Notícias

Temos recebido muitas perguntas sobre o destino eleitoral do Livres neste ano. O Livres entrou em algum partido? O Livres vai apoiar alguém para a presidência?

Como anunciamos em coletiva de imprensa após nossa saída do PSL, em São Paulo, no dia 22 de janeiro, nós decidimos não entrar em partido nenhum. Viramos um movimento suprapartidário e estamos começando a desenvolver atividades em três áreas: formação de lideranças, propostas transformadoras de políticas públicas e projetos de impacto social. Ao longo das próximas semanas, a propósito, teremos muitas novidades sobre tudo isso!

E as eleições?
Os nossos líderes que lançarão candidaturas esse ano se filiaram a diferentes partidos, sempre tendo como critério o melhor ambiente local para o desenvolvimento de uma atuação alinhada com os nossos valores – contexto que varia muito ao redor do Brasil, esse país gigante com dimensões continentais e vasta diversidade.

E por que fizemos essa escolha no lugar de entrarmos em bloco em um único partido? Porque nenhuma legenda no Brasil dá conta da identidade que constitui o Livres enquanto grupo político. A nossa defesa integral do liberalismo, na economia e nos costumes, com marcada sensibilidade social e gradualismo, não encontra paralelo em nenhuma legenda – ao mesmo tempo em que é marcada por uma diversidade que, no Brasil atual, só encontra um sentido de unidade sob uma única bandeira: a do próprio Livres.

Nas próximas semanas começaremos a apresentar todos os associados do Livres que estão na condição de pré-candidatos.

E quanto a presidência? Sejamos sinceros: o cenário ainda está muito incerto para que tenhamos uma posição fechada. Precisamos ter mais clareza sobre quais serão as candidaturas postas, e então poderemos analisar e debater qual deve ser a nossa posição, com ampla participação de nossa base.

Até lá, preferências individuais de nossas lideranças são exatamente isso: preferências individuais de nossas lideranças. Prezamos pela diversidade e temos certeza que, no momento adequado, travaremos debates de excelente nível sobre esse assunto tão importante. Continue acompanhando o nosso trabalho e as nossas redes. A sua participação será muito bem vinda.