Professor Thiago do Uber lidera manifestação contra baixas tarifas para motoristas de aplicativos

March 31, 2022

Ação

Uma paralisação nacional de motoristas e entregadores por aplicativos aconteceu na nesta terça-feira (29). Em Pernambuco, a mobilização está sendo coordenada pela AMAPE, presidida pelo líder Livres Professor Thiago do Uber, e acontece no Recife, Porto de Galinhas, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns e Petrolina, cidades onde os serviços operam.

O motivo do ato, são as baixas tarifas praticadas pelas plataformas que prestam este tipo de serviço – Uber, 99, InDriver, Rappi e Ifood. As categorias reclamam dos baixos valores repassados pelas empresas, que apesar de informarem reajustes, motoristas e entregadores não sentem nenhum tipo de melhorias nos seus ganhos.

O presidente da AMAPE – Associação dos Motoristas e Motofretistas por Aplicativos de Pernambuco e líder Livres, Professor Thiago Silva, diz que as categorias vem amargando prejuízos ao longo dos anos. Segundo ele, as empresas ganham valores, que em percentuais, chegam próximo dos 50% do valor de uma viagem e pagam por quilômetro e tempo, cerca de R$ 1.

A AMAPE defende o ganho mínimo de R$ 10 e que exista algum índice que possa reajustar o valor do serviço, corrigindo distorções e acompanhando o aumento de preço do principal insumo que os profissionais usam, que é o combustível.