Prefeito Caio Cunha sanciona leis de concessão e exploração publicitária de terminais e pontos de ônibus de Mogi das Cruzes

April 24, 2023

Cidades

Transporte

O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, sancionou na última quarta-feira (19/04) duas leis municipais que autorizam a concessão dos terminais Central e Estudantes à iniciativa privada, assim como a exploração publicitária dos abrigos de pontos de ônibus na cidade. As medidas têm como objetivo modernizar o sistema de transporte coletivo e melhorar o serviço prestado à população.

“São duas leis muito importantes para a cidade, que trarão mais qualidade e conforto para os passageiros do transporte coletivo. A iniciativa privada terá a oportunidade de explorar comercialmente estes espaços e, em contrapartida, vai melhorar as estruturas”, explicou o prefeito.

Segundo a prefeitura, a concessão dos terminais Central e Estudantes permitirá que a empresa vencedora administre e faça melhorias nas estruturas, além de explorar comercialmente os locais, de acordo com as normas da concessão. O modelo é semelhante ao já utilizado em outros municípios e não se trata de privatização, mas sim de concessão por período determinado.

Já com relação aos abrigos em pontos de ônibus, a empresa vencedora ficará responsável pela implantação de novos abrigos e a manutenção dos já existentes, de acordo com o modelo definido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Esse tipo de exploração publicitária está previsto na Lei Mogi Mais Viva, recentemente aprovada pela Câmara Municipal.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Caio Luz, destacou que a concessão é considerada prioritária dentro do trabalho realizado para oferecer um sistema de transporte coletivo melhor, mais moderno e confortável para os mogianos. Enquanto isso, as equipes da Prefeitura manterão os trabalhos de manutenção das estruturas.

Atualmente, existem 750 abrigos em Mogi das Cruzes e a previsão é que, com a concessão e a possibilidade de exploração publicitária, esse número seja ampliado, chegando a mais regiões da cidade. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana já está preparando os editais de concessão e a expectativa é que os documentos sejam lançados ainda neste primeiro semestre.

Acompanhe o trabalho do prefeito e Líder Livres Caio Cunha em suas redes sociais.