Prefeito Caio Cunha recebe comitiva do programa internacional WWC de gestão de dados em Mogi das Cruzes

March 17, 2023

Ciência e Tecnologia

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, comandada pelo associado Livres Caio Cunha, recebeu nesta quinta e sexta-feira (09 e 10/03) a comitiva do programa internacional What Works Cities. A cidade pode ser qualificada com a Certificação Prata pela iniciativa da Bloomberg Philanthropies, que reconhece a gestão de dados realizadas pelo município.

O prefeito Caio Cunha recebeu os representantes João Arthur Reis, Rochelle Haynes e Emily Ferris, em reunião exclusiva, para entenderem a visão do administrador municipal a respeito do uso e evidências de dados públicos.

Caio Cunha comemora a recepção da comitiva, “a gente entende que para tomar decisões mais assertivas, que correspondam as reais necessidades de Mogi é fundamental o estudo e análise dos dados governamentais. Estamos sendo avaliados e concorrendo à certificação prata, que qualifica a cidade internacionalmente e nos torna uma referência nacional”.

Após diálogo com o prefeito, a comitiva foi recepcionada pela vice-prefeita Priscila Yamagami pelos secretários municipal e adjunto de Transparência e Dados Abertos, Severino Netto e Marcos Torres, que os conduziram em um encontro com os secretários municipais André Saraiva, Cláudio Rodrigues, Cristiane Ayres, Felipe Almeida e Pedro Komura, e os secretários adjuntos Andrea Souza, Eric Andrade, Larissa de Marco, Paulo Boccuzzi e Rosângela Cunha. A ação também contou com a presença de Pedro Ivo, diretor do Instituto de Previdência Municipal (Iprem) e do diretor-geral adjunto do Semae, Michel Reche Beraldo.

Os representantes municipais convidaram a comitiva do What Works Cities para conhecerem mais sobre a atuação de cada pasta e seus programas para Mogi das Cruzes em visitas técnicas pela cidade. A organização busca fomentar a utilização de dados para ampliar a eficiência da gestão pública.

Para o secretário municipal de Transparência e Dados Abertos, Severino Netto, Mogi das Cruzes avança na otimização de projetos voltados à consolidação da política e prática da utilização de dados. “A transparência é uma diretriz da atual gestão e mais uma vez, a cidade está entre pioneiras na utilização de dados no país e está em destaque na América Latina”, conclui Netto.

Lançado em 2015, o What Works Cities fornece suporte técnico, acesso a conhecimentos especializados e aprendizado para incentivar um melhor uso de evidências e dados. O programa também compreende ferramentas para incorporar uso de dados e evidências no orçamento público, na melhoria de serviços e avaliação de performance.

Em 2017, a Bloomberg Philanthropies lançou o Programa de Certificação What Works Cities, liderado pela Results for America. Primeiro padrão de excelência para governos bem gerenciados e orientados por dados, ele reconhece e celebra os governos locais pelo uso de dados para informar decisões políticas, alocar fundos, melhorar serviços, avaliar a eficácia de programas e envolver os moradores.

Para fazer parte do processo, o município interessado preenche uma autoavaliação sobre as práticas de gestão, principalmente sobre a temática de uso de dados para gestão e tomada de decisões. Na sequência, são enviadas evidências para comprovar as práticas e, durante esse processo, já começa a etapa de mentoria com representantes do What Works Cities.

As cidades que fazem parte da rede do programa recebem apoio técnico para aprimorar as práticas relacionadas a gestão baseadas em dados e passam a fazer parte de uma comunidade para trocas de experiências sobre dados e transparência com outros participantes certificados pela iniciativa.

Mogi das Cruzes também recebeu recentemente o nível ouro no Programa Nacional de Transparência Pública e participou do 1° Encontro da Comunidade WWC na América Latina, também promovido pelo Programa What Works Cities, que busca fomentar a utilização de dados para ampliar a eficiência da gestão pública.