Por que a PEC Kamikaze afeta principalmente os mais pobres

July 12, 2022

Economia

Eleições

PEC Kamikaze, como ficou popularmente conhecida a PEC 01/2022, deve ser votada na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (12). A proposta parece ser uma boa notícia por prometer a elevação do Auxílio Brasil, dobrar o vale-gás e criar um vale-combustível à caminhoneiros e taxistas. Entretanto, também vai fazer a inflação disparar e diminuir o poder de compra dos brasileiros mais pobres.

O governo trata o projeto como uma série de benefícios para a população, mas tudo será feito com dinheiro público criando um enorme rombo no teto de gastos. Isso quer dizer que, para financiar os aumentos, o governo vai dar um calote com um cheque sem fundo de R$ 41 bilhões com o seu dinheiro. Entenda isso como isso pode afetar a sua vida:

4 maneiras que a PEC Kamikaze prejudica os mais pobres

1) Aumento da inflação

Com a aprovação da PEC, os cofres públicos terão um rombo de mais de R$ 41 bilhões, furando o teto de gastos, isto é, a quantia máxima que o governo pode gastar. Burlar essa regra e injetar uma quantidade tão grande na economia de uma vez só gera ainda mais inflação, ou seja, aumento dos preços da gasolina, carne, arroz e feijão em todo o país, prejudicando ainda mais a população pobre.

2) Aumento da taxa de juros

Os juros afetam diretamente o mercado de créditos no país. Ao rasgar as regras fiscais com a aprovação da PEC Kamikaze, a credibilidade do governo diminui. É como um vizinho que está te devendo dinheiro e de repente aparece com uma Ferrari. Não tem como confiar. Só te resta aumentar os juros para tentar salvar o seu dinheiro. É o que acaba acontecendo com o governo. Quem paga a conta são os mais pobres.

3) Freia o crescimento econômico

Com os preços e os juros mais altos, as pessoas perdem as condições de adquirir determinados itens e se sentem menos incentivadas a pegarem empréstimos. Com isso, é cada vez mais difícil abrir novos negócios e gerar novos empregos, o que afeta diretamente no crescimento econômico do país. A economia do Brasil já cresce pouco e já pagamos altíssimos impostos. A população não aguenta mais viver estagnada.

4) A subversão das eleições

De acordo com o código eleitoral, desde 1997 é proibida a criação ou aumento de benefícios sociais em ano de eleição. Ao ser aprovada, a PEC permite que o país entre em estado de emergência para que a lei seja burlada. Burlar a lei não é o objetivo da criação de um estado de emergência, mas ajudar a população em um momento de exceção, como uma pandemia, o que não é o caso.

Acompanhe o Livres nas redes sociais para ficar com dentro dos próximos passos da PEC Kamikaze e da liberdade em todo o país.