Persio Arida: “O histórico de Bolsonaro é consistentemente antiliberal”

March 11, 2021

Economia

Em entrevista ao programa Manhattan Connection (TV Cultura) do último dia 24, o economista Persio Arida, formulador do Plano Real, ex-presidente do Banco Central e conselheiro acadêmico do Livres, falou sobre a ausência de políticas liberais no governo Bolsonaro e as constantes ameaças do presidente à democracia brasileira.

Persio é um crítico de Bolsonaro e Paulo Guedes desde muito antes das eleições. Em 2018, ele já alertava para o falso liberalismo dos bolsonaristas. Em 2021, não seria diferente.

“O plano Bolsonaro-Guedes é um engodo, principalmente para aqueles que acreditaram que Bolsonaro seria liberal na economia”, afirmou o economista. “Se você olha o histórico do Bolsonaro, é consistentemente antiliberal. Ele votou contra o Plano Real, contra as reformas, contra as privatizações, sempre foi um representante classista”, completou.

O liberal ainda alertou sobre o discurso incongruente de Guedes em relação ao histórico do liberalismo no país. “Guedes gerou uma falsa narrativa de que o Brasil sofreu até hoje porque só teve social democracia”, destacou. “É uma visão falha, liberais no governo nunca faltaram: Armínio Fraga, Pedro Malan, Gustavo Franco, Joaquim Levy com a Dilma, Marcos Lisboa com o Lula”.

Confira a entrevista completa: