Pérsio Arida e outros ex-ministros lançam manifesto por economia “verde”

July 14, 2020

Ambiente

Um grupo de ex-ministros da Fazenda e do Banco Central lançou nesta terça-feira (14) uma carta em defesa de uma retomada econômica “verde”, com foco em políticas voltadas à sustentabilidade. Entre os nomes está Pérsio Arida, um dos formuladores do Plano Real, ex-presidente do BC e membro do Conselho Acadêmico do Livres.

Intitulado “Convergência pelo Brasil”, o manifesto defende critérios de redução de emissões e do estoque de gases de efeito estufa na atmosfera. “Esses critérios já são, e serão cada vez mais, baseados em tecnologias compatíveis com o aumento da produtividade da nossa economia, a geração de empregos e a redução da desigualdade no Brasil”, diz.

O fim do desmatamento na Amazônia e no Cerrado também é um dos destaques. “O risco de mudanças dos ciclos de chuvas originadas na Amazônia causadas pelo desmatamento tende a afetar negativamente a nossa agricultura”, afirma mostrando que é possível convergir em políticas que favoreçam o agronegócio e o meio ambiente ao mesmo tempo.

Além de Pérsio, assinam a carta Alexandre Tombini, Armínio Fraga, Eduardo Guardia, Fernando Henrique Cardoso, Gustavo Krause, Gustavo Loyola, Henrique Meirelles, Ilan Goldfajn, Joaquim Levy, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Maílson da Nóbrega, Marcílio Marques Moreira, Nelson Barbosa, Pedro Malan, Rubens Ricupero e Zélia Cardoso de Mello.

O manifesto foi destaque no Livres Notícia desta terça-feira (14), confira abaixo. A carta está disponível na íntegra em www.convergenciapelobrasil.org.br.